Fundado em 11/10/2001
porto velho, segunda-feira 3 de fevereiro de 2025
MUNDO: "Andrew, você é um velho doente!" O grito lançado na última segunda-feira (12) contra o terceiro filho de Elizabeth 2ª em Edimburgo exemplifica o incômodo suscitado pela presença desse príncipe caído em desgraça no adeus à falecida rainha, que está sendo acompanhado por todo o mundo.
O duque de York fez um breve retorno à cena pública para prestar homenagem à mãe, que morreu na última quinta-feira no Castelo de Balmoral, aos 96 anos. No início do ano, ela havia retirado dele seus títulos militares, devido a um escândalo de agressão sexual a uma menor.
Na última segunda-feira, o homem de 62 anos era o único filho da monarca que caminhava vestido como civil atrás do caixão. Seus irmãos, o rei Charles 3º, a princesa Anne e o príncipe Edward, vestiam uniformes militares de gala.
O papel de Andrew durante os 11 dias de luto nacional é uma das várias questões inconvenientes com as quais a Casa de Windsor tem que lidar, assim como a ruptura entre o herdeiro do trono, William, e seu irmão Harry, que no sábado apareceram inesperadamente juntos.
Uma prova do incômodo foi o grito de um homem, enquanto Andrew, um ex-piloto de helicóptero, caminhava em silêncio atrás do carro fúnebre que transportava o corpo de sua mãe até a Catedral de St. Giles, em Edimburgo, para um serviço religioso.