• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, segunda-feira 3 de fevereiro de 2025

Irã está lentamente se consolidando como um novo ator relevante na guerra da Ucrânia

Presença de iranianos em território ucraniano ocupado marca uma escalada significativa na guerra e uma nova fase na aliança militar dos dois países


cnn

Publicada em: 20/10/2022 09:37:35 - Atualizado

MUNDO: À medida que a Rússia enfrenta crescentes reveses na Ucrânia, parece estar cada vez mais recorrendo à ajuda do Irã, em um desenvolvimento que despertou preocupação do Ocidente e dos adversários regionais de Teerã.

Fontes familiarizadas com a inteligência dos EUA disseram ao site que o Irã enviou treinadores militares à Crimeia para treinar e aconselhar os militares russos sobre o uso de drones construídos pelo Irã que Moscou usou para espalhar terror em cidades da Ucrânia.

A presença de iranianos em território ucraniano ocupado marcaria uma escalada significativa no envolvimento do Irã na guerra em apoio à Rússia e uma nova fase na aliança militar dos dois países.

Nasser Kanani, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã, negou a alegação, dizendo que o Irã “sempre se opôs à continuação da guerra [da Ucrânia]”.

Apesar de suas diferenças, o Irã e a Rússia estão se aproximando porque “compartilham a mesma percepção de ameaça”, disse Behnam Ben Taleblu, membro sênior da Fundação para a Defesa das Democracias, em Washington.

“Eles veem uma ordem regional alinhada contra eles por uma potência extra-regional”, disse ele, referindo-se aos Estados Unidos. Se o Irã vender mísseis para a Rússia, isso significaria que está “movendo algumas de suas munições mais precisas, algumas de suas munições mais precisas, para mais perto da Europa”, disse ele.

“É fundamental ver o envolvimento iraniano com a Rússia como parte de sua guerra maior com o Ocidente”.


Fale conosco