Fundado em 11/10/2001
porto velho, terça-feira 4 de fevereiro de 2025
O ministro da Economia da Argentina, Sergio Massa, disse nesta semana, em entrevista a uma rádio local, que o governo está preparando um plano de estabilização de preços para congelar os valores de produtos mais consumidos pela população, como alimentos, bebidas e itens de higiene e limpeza. As informações são do jornal argentino Clarín.
A mudança valeria, segundo o ministro, durante quatro meses, de dezembro a março de 2023.
O ministro disse ainda que o cidadão poderá consultar o preço dos produtos e denunciar empresas que não seguirem a regra por meio de um aplicativo, no qual será possível digitalizar o código de barras do item que não tiver seu preço congelado.
A Argentina passa por um dos momentos econômicos mais delicados de sua história recente, com uma inflação chegando a 83% nos últimos 12 meses. O país, que já registrava níveis recordes de inflação no ano passado, acima de 50% em 12 meses, ficou numa situação pior após a invasão russa à Ucrânia.
A estratégia de congelamento de preços não é uma novidade no país, sendo amplamente usada em governos anteriores, inclusive, do ex-presidente liberal Mauricio Macri.