Fundado em 11/10/2001
porto velho, terça-feira 4 de fevereiro de 2025
MUNDO: Os ministros das Relações Exteriores do grupo das sete potências econômicas disseram nesta sexta-feira (4) que qualquer uso de armas químicas, biológicas ou nucleares pela Rússia terá consequências graves e renovaram seu apelo a Moscou para que acabe com a guerra na Ucrânia.
“A retórica nuclear irresponsável da Rússia é inaceitável”, disseram os ministros em um comunicado conjunto.
Os chefes de governo do G7 prometeram responsabilizar o presidente russo Vladimir Putin e os “responsáveis” pela recente onda de ataques na Ucrânia, disseram os líderes do grupo em comunicado conjunto após uma reunião virtual na terça-feira (11).
Os países do G7 também se comprometeram a apoiar a Ucrânia “pelo tempo que for necessário”, enquanto prometem continuar a fornecer apoio financeiro, humanitário, militar, diplomático e jurídico.
As nações garantiram ao presidente ucraniano Volodymyr Zelensky “que não nos intimidamos e somos firmes em nosso compromisso de fornecer o apoio que a Ucrânia precisa para defender sua soberania e integridade territorial”, segundo o comunicado.
“Continuaremos a fornecer apoio financeiro, humanitário, militar, diplomático e legal e permaneceremos firmes com a Ucrânia pelo tempo que for necessário. Estamos comprometidos em apoiar a Ucrânia para atender às suas necessidades de preparação para o inverno”. disse o grupo.