• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, terça-feira 4 de fevereiro de 2025

Saiba qual é o poderio dos mísseis que a Coreia do Norte vem testando recentemente

Acredita-se que o míssil disparado sobre o Japão em outubro tenha sido um Hwasong-12 de alcance intermediário


g1

Publicada em: 04/11/2022 17:03:55 - Atualizado

MUNDO: A Coreia do Norte tem alarmado a região do Pacífico com um aumento acentuado no número de testes de mísseis, incluindo um que sobrevoou o Japão.

Acredita-se que os militares da Coreia do Norte possam em breve testar mais uma vez um dispositivo nuclear.

Quais mísseis a Coreia do Norte está testando?

A Coreia do Norte vem testando uma variedade de mísseis balísticos, mísseis de cruzeiro e mísseis hipersônicos.

Mísseis hipersônicos voam a várias vezes a velocidade do som e em baixa altitude, para escapar da detecção dos radares.

Acredita-se que o míssil disparado sobre o Japão em outubro tenha sido um Hwasong-12 de alcance intermediário, que tem um alcance de 4.500 km - longe o suficiente para atingir a ilha americana de Guam a partir de um lançamento da Coreia do Norte.

Acredita-se que um teste de mísseis balísticos mais recente falhou e não conseguiu passar pelo Japão.

"A Coreia do Norte vem testando mísseis com alcance cada vez maior", diz Joseph Byrne, pesquisador do Royal United Services Institute. "Pode ser sinal da proximidade de um teste de outra ogiva nuclear, o que foi previsto há algum tempo", acrescenta.

A Coreia do Norte também está testando o míssil balístico Hwasong-14. Este tem um alcance de 8 mil km - embora alguns estudos tenham indicado que poderia viajar até 10 mil km, tornando-o capaz de chegar a Nova York. É o primeiro dos mísseis balísticos intercontinentais da Coreia do Norte (ICBMs).

Acredita-se que o míssil Hwasong-15 tenha um alcance de 13 mil km, colocando todos os EUA continentais em sua mira. Em outubro de 2020, a Coreia do Norte apresentou o mais recente de seus mísseis balísticos, o Hwasong-17. Acredita-se que tenha um alcance de 15 mil km ou mais.

O Hwasong-17 poderia carregar três ou quatro ogivas, em vez de apenas uma - tornando mais difícil para uma nação alvo se defender.

A revelação dos novos mísseis parecia ser uma mensagem para o governo de Joe Biden da crescente capacidade militar da Coreia do Norte, dizem especialistas.

Em março de 2021, o país realizou o lançamento do que chamou de "projétil guiado tático de novo tipo", que disse ser capaz de transportar uma carga útil de 2,5 toneladas - em teoria, capaz de transportar uma ogiva nuclear.


Fale conosco