Fundado em 11/10/2001
porto velho, terça-feira 4 de fevereiro de 2025
MUNDO: A agenda do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, está em jogo nesta quarta-feira (9) em uma madrugada eleitoral tensa, na qual a esperança de onda vermelha sonhada pelos republicanos não se concretizou, embora Ron DeSantis, possível rival de Donald Trump como pré-candidato nas eleições presidenciais de 2024, tenha conquistado uma grande vitória na Flórida.
Os republicanos conquistaram cargos importantes na votação da última terça-feira (8), mas não parecem ter alcançado as vitórias que planejavam com a rejeição generalizada ao governo do presidente Joe Biden nas eleições de meio de mandato, que podem definir o futuro político do chefe de Estado democrata e de seu antecessor Donald Trump.
DeSantis, de 44 anos, afirmou que a luta está apenas começando, o que possivelmente vai contrariar Trump, que pretendia usar os resultados das eleições de meio de mandato como trampolim para as próximas eleições presidenciais. Ele inclusive prometeu fazer um "grande anúncio" em 15 de novembro.
Trump pode celebrar o triunfo de alguns candidatos comprometidos com sua causa, como a cadeira no Congresso obtida pela latina Mónica De La Cruz, defensora de sua política migratória, no Texas, e em particular a vitória de J.D. Vance como senador por Ohio, um dos redutos industriais e agrícolas dos Estados Unidos.