• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, terça-feira 4 de fevereiro de 2025

Sem energia elétrica e com infraestruturas destruídas, Ucrânia se prepara para nevascas

Capital ucraniana registrou o primeiro dia de neve; previsão é que os termômetros marquem -10°C nos próximos dias


R7

Publicada em: 17/11/2022 13:55:53 - Atualizado


MUNDO - A Rússia lançou uma nova onda de ataques a várias cidades ucranianas nesta quinta-feira (17), incluindo a capital, Kiev, o que coincidiu com a primeira nevasca no país, que sofre grandes interrupções de energia causadas pela ofensiva russa.

A Ucrânia também foi atingida na terça-feira (16) por uma série de ataques que se seguiu à retirada humilhante das forças russas, em 11 de novembro, da parte norte da região de Kherson (sul), que a Rússia diz ter anexado.

Esses ataques deixaram cerca de 10 milhões de ucranianos sem eletricidade por várias horas, de acordo com as autoridades de Kiev.

O governador regional, Oleksii Kuleba, avisou que a próxima semana será "difícil", com temperaturas que podem cair "até -10°C".

Os ataques russos nesta quinta-feira deixaram pelo menos 14 feridos na cidade de Dnipro, no centro-leste, incluindo uma adolescente de 15 anos, informou o governador regional, Valentin Reznichenko, no Telegram. "Todos estão hospitalizados na cidade", acrescentou.

Esse ataque também afetou duas infraestruturas, segundo a Presidência ucraniana.

Na região de Kiev, a defesa ucraniana derrubou dois mísseis de cruzeiro, bem como drones russos camicase Shahed, de fabricação iraniana, informou a administração militar da cidade.

Um jornalista da AFP viu um dos mísseis sobrevoar uma área residencial no leste da capital.

Na região de Odessa (sul), os russos atacaram uma infraestrutura, e três pessoas ficaram feridas, segundo a administração regional.

Nevasca

Kiev registrou o primeiro dia de neve neste ano

Esses ataques coincidem com a primeira nevasca na Ucrânia, que enfrenta também cortes generalizados de energia como resultado de ataques russos direcionados especificamente às infraestruturas energéticas, de acordo com Kiev.

A operadora nacional de eletricidade, Ukrenergo, anunciou a extensão dos cortes de energia até quinta-feira devido ao "agravamento da situação".

    A empresa disse no Facebook que "uma onda de frio" causou aumento da demanda em regiões onde a energia havia sido restaurada recentemente.

    Nesta quinta-feira, quando Kiev registrou sua primeira nevasca, muitos distritos ficaram sem eletricidade. Uma fina camada de neve cobria os carros estacionados nas ruas.


    Fale conosco