• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quinta-feira 26 de dezembro de 2024

​Atacante do Texas esteve na Força Aérea e foi a tribunal marcial


Rondonoticias/DN

Publicada em: 06/11/2017 09:42:28 - Atualizado



MUNDO - Homem que entrou na igreja e começou a disparar foi identificado como Devin Patrick Kelley. Um civil armado na igreja ripostou o ataque.

Uma igreja batista em Sutherland Springs, no Texas, foi este domingo alvo de um ataque quando um homem, aproveitando a hora dos serviços dominicais, entrou no local e começou a disparar, aparentemente de forma indiscriminada.

O homem foi horas depois identificado como Devin Patrick Kelley, de New Braunfels, no Texas. Tinha 26 anos e passado na Força Aérea.

Segundo a CBS News, Kelley cumpriu serviço durante 2010 e 2014. Em 2012 foi sujeito a tribunal marcial e condenado a um ano de detenção na prisão militar por agressão à mulher e aos filhos, conta o The Washington Post.

Em outubro de 2012, a mulher, Tessa K. Kelly, pediu o divórcio, o qual foi atribuído numa questão de dias.

Devin Patrick Kelley, que servia no departamento de logística da Força Aérea na Base de Holloman, no Novo México, acabou por receber uma dispensa desonrosa em 2014.

Em agosto desse ano foi acusado de crueldade contra animais, em El Paso County, no Colorado, onde vivia, mas o caso foi arquivado.

Segundo o Business Insider, os crimes em que esteve envolvido deveriam tê-lo impedido de comprar armas, de acordo com a lei norte-americana. O presidente dos EUA, Donald Trump já comentou, contudo, que o tiroteio não está relacionado com o acesso livre a armas, mas sim com os problemas mentais do autor.

Trump considera que acesso livre a armas não causou tiroteio

Atualmente, estava novamente casado e tinha um filho de dois anos. A família vivia num anexo da propriedade dos pais em New Braunfels, subúrbio rural de San Antonio, a 56 quilómetros da localidade onde se situava a igreja que decidiu atacar, por motivos que ainda não estão apurados.

A foto de perfil do suspeito no Linkedin:

No tiroteio, utilizou uma espingarda semi-automática AR-25, segundo as autoridades. Estava vestido com um uniforme militar preto e envergava colete à prova de bala.

O governador do Texas, Greg Abbott, afirmou à noite que este é "o maior tiroteio em massa na história deste estado", confirmando a morte de 26 pessoas: 23 dentro da igreja, duas no exterior e outra que viria a morrer mais tarde.

Antes, o comissário da polícia Albert Gamez Jr dissera que pelo menos 27 pessoas tinham morrido, estando a contar com o próprio atacante.

O número de feridos contabilizados ronda as duas dezenas.

No mesmo briefing à imprensa, a polícia afirmou que é ainda cedo para informar sobre o motivo do ataque.

O porta-voz do Departamento de Segurança Pública do Texas, Freeman Martin, explicou como o atirador foi eliminado: um civil que estava na igreja, armado, disparou contra o atirador, fazendo-o fugir. Kelley arrancou no seu carro e este indivíduo perseguiu-o, acabando o atacante por ter se despistar e bater.

Devin Kelley foi encontrado morto no carro com um ferimento de bala, não sendo ainda claro se se suicidou com um tiro ou se foi atingido pelo referido civil.

A filha do pastor desta congregação, Annabelle, de 14 anos, está entre as vitimas mortais, disse o pai, Frank Pomery, à ABC News. O pastor não se encontrava na igreja por estar em viagem em Oklahoma.

Segundo o Yhe New York Times, há crianças entre os mortos, bem como uma mulher grávida

Entre os feridos encontra-se um rapaz de 6 anos que foi baleado quatro vezes, noticia a CBS News.

Testemunhas citadas pela CNN falam em pelo menos 20 disparos.

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que está de visita ao Japão, já reagiu no Twitter dizendo que está a "monitorizar" a situação:

Sutherland Springs é uma localidade com cerca de 400 habitantes, a cerca de 48 quilómtetros da cidade de Santo António.


Fale conosco