Fundado em 11/10/2001
porto velho, terça-feira 4 de fevereiro de 2025
MUNDO: A então vice-presidente do Peru, Dina Boluarte, assumiu a Presidência do país nesta quarta-feira (7/12). A advogada cobre a vacância deixada por Pedro Castillo, após ser destituído pelo congresso peruano e preso logo em seguida.
Também nesta quarta-feira (7/12), o Congresso do Peru aprovou pedido de impeachment contra o então presidente, após anúncio de golpe de estado. Castillo tentou dissolver o Congresso e instituir estado de exceção.
O parlamento, por sua vez, em sessão de urgência, votou a destituição de Pedro Castillo. A aprovação do impeachment contou com o apoio de 101 deputados. Outros seis votaram contra e houve 10 abstenções.
A destituição teve o apoio da então vice-presidente peruana, Dina Boluarte. Mais cedo, em uma publicação no Twitter, a advogada afirmou que rejeita a decisão de Pedro Castillo de “perpetrar a quebra da ordem constitucional com o fechamento do Congresso”.
Dina referiu-se à medida adotada por Castillo como um golpe, e considerou que pode agravar a crise política e institucional que atinge a sociedade peruana.