• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, terça-feira 4 de fevereiro de 2025

Com medo da China, cresce a pressão para proibir o aplicativo TikTok nos Estados Unidos

Usuários americanos relatam a importância da ferramenta para microempresas e trabalhadores autônomos


CNN

Publicada em: 19/12/2022 10:17:27 - Atualizado

MUNDO: Em julho de 2020, no mesmo mês em que o ex-presidente Donald Trump disse que baniria o TikTok nos Estados Unidos, Callie Goodwin, de Columbia, Carolina do Sul, postou seu primeiro vídeo no aplicativo para promover o pequeno negócio que havia iniciado em sua garagem durante o pandemia.

Inspirado por um vizinho deixando alguns brownies e um bilhete manuscrito para ela enquanto ela estava em quarentena, Goodwin decidiu lançar uma empresa de cartões pré-carimbados chamada Sparks of Joy Co.

Alguns meses depois, um influenciador do TikTok com cerca de dois milhões de seguidores compartilhou um dos cartões de Goodwin em sua conta e ela viu seu negócio decolar.

Goodwin, agora com 28 anos, disse à CNN que mais de 90% de seus pedidos atualmente vêm de pessoas que descobrem seu negócio por meio do TikTok. “Se fosse banido, eu veria os negócios despencarem”, disse.

Durante grande parte dos últimos dois anos, as conversas sobre uma proibição total do TikTok pareceram recuar. O TikTok sobreviveu ao governo Trump e só viu sua popularidade continuar a crescer.

Foi o aplicativo mais baixado nos Estados Unidos no ano passado e continua sendo o aplicativo mais baixado no acumulado do ano em 2022, de acordo com dados da empresa de análise Sensor Tower.

No processo, o TikTok, que dizia ter 100 milhões de usuários nos Estados Unidos em 2020, tornou-se ainda mais central para a cultura americana e para a subsistência de influenciadores e empresários como Goodwin.

Mas, de repente, o futuro do TikTok nos Estados Unidos parece mais incerto do que em qualquer outro momento desde julho de 2020. Um número crescente de governadores republicanos anunciou recentemente a proibição do TikTok para funcionários estaduais em dispositivos governamentais.

Procuradores-gerais do estado e um comissário republicano da Comissão Federal de Comunicações pressionaram a Apple e o Google a tomar medidas mais duras com o aplicativo.

Um trio de legisladores dos EUA liderados pelo senador Marco Rubio, o principal republicano no Comitê de Inteligência do Senado, apresentou um projeto de lei no início desta semana que mais uma vez busca bloquear o TikTok nos EUA devido à base da empresa controladora na China.


Fale conosco