Fundado em 11/10/2001
porto velho, quinta-feira 26 de dezembro de 2024
"O tratamento de vistos de não-imigrantes de forma limitada é retomado, depois de se ter recebido garantias do Governo turco de que nenhum outro funcionário da nossa missão na Turquia é alvo de inquérito", revelou a embaixada dos Estados Unidos na capital turca, Ancara, na página oficial na internet.
Também a representação diplomática da Turquia em Washington deu conta no Twitter da mesma decisão face a cidadãos norte-americanos que pretender viajar para a Turquia.
Os anúncios antecedem uma visita de quatro dias aos Estados Unidos do primeiro-ministro turco, a partir de terça-feira, durante a qual Binali Yildririm se encontrará com o vice-presidente Mike Pence.
As relações entre os Estados Unidos e a Turquia, aliados na NATO, tornaram-se tensas depois do fracassado golpe de estado em julho do ano passado, e deterioraram-se após a acusação de "espionagem" dirigida a um funcionário turco do consulado norte-americano em Istambul.
Metin Topuz é acusado pelos tribunais turcos de estar ligadosa Fethullah Gulen, exilado nos Estados Unidos, acusado por Ankara de ter arquitetado a tentativa de golpe de Estado do verão do ano passado.
Os Estados Unidos suspenderam os serviços de emissão de vistos e, em resposta, a Turquia também.