• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 29 de novembro de 2024

Golpe do amor se multiplica e faz vítimas em todo o Estado, saiba como se proteger

Esse tipo de crime acontece no ambiente virtual em Rondônia tem uma grande prevalência e faz como vítimas mulheres.


Rondonotícias

Publicada em: 30/06/2023 07:42:15 - Atualizado

PORTO VELHO - RO: Conhecer uma nova pessoa hoje em dia se tornou mais fácil por conta da internet, os aplicativos de namoro encurtam a distância entre as pessoas que se sentem seguras nesse ambiente para conversar e se envolver em um relacionamento. Porém, essa entrega requer cuidados e muita atenção para identificar se realmente quem está conversando é de fato uma pessoa que existe ou se trata do famoso “Golpe do Amor”.

Segundo o delegado Swami Otto, da Delegacia de Combate a Defraudações, esse tipo de crime acontece no ambiente virtual em Rondônia tem uma grande prevalência e faz como vítimas mulheres que já tiveram um relacionamento anterior que não foi muito bom, essa mulher está fragilizada e então, em sites de relacionamento eles conhecem um homem maravilhoso, gentil, cheio de amor para dar.

O criminoso mostra fotos de um homem bonito, bem posicionado, com uma conversa muito boa. A mulher se atrai pelo perfil e os dois engatam um relacionamento à distância, passam meses conversando, mas ele nunca vai ter um contato pessoal com essa pessoa. O delegado explica que geralmente que o homem se passa, por um oficial americano, um militar que está em missão em outro país. Demonstra interesse na mulher e começa a ludibriar a mesma.

O crime tem início quando o golpista diz que está mandando um presente para a mulher, porém ele ficou preso na alfandega e tem que pagar para poder retirar e então ele pede para ela mandar esse dinheiro, geralmente nesses casos não chega a ser uma quantia muito alta, mas possivelmente esse é só o começo. Outra metodologia que os golpistas usam é inventar problemas familiares, uma doença grave e passa envolver a vítima nesses supostos agravos que ele vem passando. 

Então já bastante envolvida e já com sentimentos por aquela pessoa, a vítima faz tudo o que ele quer. “Já vi mulheres caírem nesse golpe, às vezes fazem empréstimos e mandam R$50 a R$100 mil, é um golpe comumente praticado por nigerianos e para investigar um dinheiro que vai para fora do país é muito difícil”, concluiu Swami.


Fale conosco