Fundado em 11/10/2001
porto velho, sábado 1 de março de 2025
RONDÔNIA - Uma nova tentativa de invasão no Parque Nacional de Pacaás Novos e na Terra Indígena Uru-Eu-Wau-Wau, em Nova Mamoré (RO), foi identificada durante uma operação do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) entre os dias 17 e 28 de fevereiro.
A ação contou com o apoio conjunto do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).
🔎 Criado em 1979, o Parque Nacional de Pacaás Novos foi a primeira unidade de conservação federal de Rondônia. A área também abrange territórios indígenas e é habitada por povos isolados. Desde 2024, a região está embargada devido à identificação de desmatamento ilegal em aproximadamente 108 hectares.
Mesmo com a restrição, os invasores retornaram à área de preservação e iniciaram o plantio de capim. Durante a ação, foram encontrados três motosserras, uma espingarda, sementes de capim e materiais utilizados para garimpo.
Uma construção usada como base pelos invasores foi destruída, mas ninguém foi preso, pois os suspeitos não foram localizados pela polícia.
Segundo o ICMBio, a área continua sendo monitorada por satélite e contará com a presença constante das equipes de fiscalização para prevenir novas invasões.