Fundado em 11/10/2001
porto velho, sábado 27 de setembro de 2025
Um homem de 55 anos, identificado como Jairo Lopes da Cruz, foi localizado morto nesta quinta-feira (25) em uma área de garimpo, seis dias após seu desaparecimento. A irmã da vítima, uma mulher de 50 anos, havia procurado a Polícia Militar (PM) de Rondônia na última sexta-feira (19), relatando que temia pelo irmão.
Segundo familiares, Jairo desapareceu enquanto estava na região de garimpo, e a localização exata de seu paradeiro era incerta. Ao tentar acessar o local, os policiais foram recebidos a tiros e precisaram recuar. Ninguém se feriu, e os suspeitos fugiram para a mata.
A área é extensa e de difícil acesso, o que dificultou as buscas. Somente após seis dias o corpo foi resgatado, e uma ocorrência foi registrada, com o caso encaminhado à Polícia Civil.
A geolocalização do boletim de ocorrência aponta que o garimpo fica entre a Floresta Nacional do Jamari e a Flona de Jacundá, unidades de conservação de uso sustentável frequentemente ameaçadas por invasões.
O governo de Rondônia informou não ter dados sobre a legalidade da atividade na região. O Ministério Público ainda não foi oficialmente acionado sobre o caso.