Fundado em 11/10/2001
porto velho, quinta-feira 23 de outubro de 2025
PORTO VELHO-RO: Nesta quarta-feira (22), a Polícia Civil de Rondônia, por meio da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Consumidor (DECCON), deflagrou a Operação Contemplados – Fase 02, com o objetivo de cumprir mandados de prisão preventiva, busca e apreensão e de indisponibilidade de bens contra integrantes de um grupo criminoso que aplicava golpes por meio de falsas ofertas de financiamentos e consórcios.
A ação é desdobramento da primeira fase da Operação Contemplados, deflagrada em abril deste ano, que já havia desarticulado uma organização criminosa do mesmo segmento. Mesmo após as prisões anteriores, parte dos envolvidos reorganizou-se em nova estrutura empresarial, com diferentes fachadas, para continuar aplicando fraudes financeiras.
Segundo as investigações, o grupo mantinha estrutura profissionalizada e divisão de funções, com escritórios em Porto Velho e Ji-Paraná, além de ampla divulgação de falsas ofertas em redes sociais. As vítimas eram atraídas por anúncios de “cartas contempladas” e “financiamentos facilitados”, sendo induzidas a realizar pagamentos antecipados que correspondiam a contratos fraudulentos.
Foram identificadas diversas vítimas e prejuízo superior a R$ 230 mil apenas no núcleo investigado na capital. Os mandados foram expedidos pela 1ª Vara de Garantias de Porto Velho, após representação da DECCON e parecer do Ministério Público.
Durante o cumprimento das ordens judiciais, um dos investigados, G. R. F., foi localizado em via pública e conduzido para os procedimentos cabíveis. Outro investigado segue foragido. A operação resultou na apreensão de documentos, aparelhos eletrônicos, contratos e comprovantes bancários.
A Polícia Civil de Rondônia reafirma seu compromisso no combate às fraudes financeiras e na proteção do consumidor, desarticulando organizações criminosas que se utilizam de empresas de fachada para lesar economicamente dezenas de famílias em todo o Estado.