Fundado em 11/10/2001
porto velho, quinta-feira 18 de setembro de 2025
PORTO VELHO, RO - Na manhã desta quinta-feira (03), delegados da Polícia Civil responsáveis pelo caso do vasto esquema de venda de históricos escolares e certificados de conclusão do ensino médio na EEEFM Maria Carmosina Pinheiro e na EEEFM São Luiz, concederam entrevista coletiva à imprensa esclarecendo o caso.
De acordo com o delegado Swami Otto, a segunda fase da Operação Vida Espúria 2 tem como objetivo identificar pessoas que estão envolvidas no esquema. Desde setembro do ano de 2018, houve a primeira fase da operação que identificou as pessoas responsáveis na produção desses documentos. Buscas foram feita e através de analises pessoas que se beneficiavam deste esquema foram descobertas, "entre os beneficiados estavam apenados que usavam o certificado para que conseguissem o uso de tornozeleiras eletrônicas", afirmou.
Os envolvidos são investigados por corrupção ativa e passiva, associação criminosa, falsificação de documento público, falsidade ideológica e inserção de dados falsos em sistema de informações.
Segundo a Polícia Civil, a operação terá continuidade com intuito de descobrir quem são os apenados beneficiados.
ENTENDA A OPERAÇÃO: PC cumpre mandados contra envolvidos em venda de certificados em escolas da capital