• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sábado 19 de julho de 2025

Cresce o número de veículos recuperados pela Polícia Civil de RO

Entre 2017 e 2018, os números são significativos.


Rayane Cavalcante / Rondonoticias

Publicada em: 18/02/2019 08:14:12 - Atualizado


(Imagem ilustrativa)

PORTO VELHO, RO - A Polícia Civil através da Delegacia Especializada em Repressão à Furtos e Roubos de Veículos Automotores (DERFRVA), divulgou um levantamento sobre números de veículos, recuperados, furtados e roubados em 2018 em Rondônia.

Os dados mostram um saldo positivo, já que, através de operações e intensificações nas investigações houve um número maior de veículo apreendidos/recuperados.

Em 2017, 880 veículos foram recuperados, já em 2018, saltaram para 977, entre motocicletas, carros de pequeno e grande porte, caminhões e tratores.

Inquéritos

Entre estes anos, 1.100 inquéritos policiais foram concluídos, em grande parte solucionada em decorrência de flagrantes com ajuda da Polícia Militar e ou dentro do prazo de dez dias para sua conclusão.

Além disso, de acordo com o delegado Alessandro Morey, durante operações policiais desenvolvidas pela Polícia Civil, criminosos especializados em crimes de furtos e roubos foram presos, com isso houve uma diminuição nesses números.

"Houve uma diminuição de quase 100% nos roubos de veículos de grande porte como caminhonetes, em média eram dois roubados por semana e com essas prisões esse número zerou”, afirma.

Destino

No caso das motocicletas, o delegado cita que, no ano de 2017, em média eram furtados ou roubados cerca de 10 por dia na capital, em 2018 esse número baixou pra cinco.

De acordo com ele, muitos roubos são praticados por quadrilhas que agem com o objetivo de trocar por drogas ou vender os veículos na fronteira da Bolívia, os veículos mais visados são motocicletas de modelo biz de camionetes.

"É muito comum também, os criminosos levarem veículos durante roubos a residência, alguns são abandonados, e outros desmontados para venda de peças", completa, alertando a população para que tome cuidado ao comprarem peças usadas.

“Ao adquirir peças usadas, deve-se sempre exigir os documentos que comprovem sua origem”, indica.

DICAS PARA SE EVITAR FURTOS, ROUBOS E FRAUDES

O delegado Alessandro Morey dá algumas dicas de prevenções cuidados para que seu veículo não seja furtado ou roubado:

.Nunca deixe a chave reserva no interior do porta-luvas do veículo.

.Sempre confira o fechamento das portas depois de acionado o alarme e travamento.

.Nunca permaneça no interior do veículo depois de estacionado.

.Preste atenção no movimento da rua, antes de chegar ao destino final, seja em residência ou trabalho.

.Nunca deixe objetos de valor dentro ou aparente dentro do veículo.

.Nunca deixe a chave da motocicleta na ignição ao se ausentar mesmo que “rapidamente”

.Nunca assine o DUT ou entregue o veículo, em casos de compra e venda, sem antes verificar o pagamento em conta bancária.

.Na existência de estacionamentos privados, nunca deixe o veículo em via pública, principalmente em “shows” e no entorno de “shoppings”;

.Não cole adesivos que exponham informações pessoais.

.Utilize equipamentos modernos de segurança, como bloqueadores, rastreadores e localizadores.


Fale conosco