Fundado em 11/10/2001
porto velho, quinta-feira 17 de julho de 2025
Pimentel foi secretário na gestão Confúcio Moura. Ex-adjunto dele na pasta (à direta) também está preso
PORTO VELHO RO - O ex-secretário da Saúde de Rondônia Williames Pimentel e o ex-diretor financeiro da pasta Humberto P. Chaves, foram presos na tarde segunda-feira (01) depois de se apresentarem na Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Draco) em Porto Velho.
Os dois estavam com Mandado de Prisão Provisória decretado pela Justiça acusados de estarem envolvidos em fraude, formação esquadrilha e lavagem lavagem de dinheiro em contratos entre a empresa Rio Madeira Aero Taxi (Rima) responsável pelo transporte aéreo de pacientes, e o Governo do Estado através da Secretaria de Saúde (Sesau).
A Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RO) entrou com pedido no Tribunal de Justiça (TJ-RO) para que Williames Pimentel, que também é advogado, cumpra o tempo de prisão temporária em domicílio com monitoramento de tornozeleira eletrônica. O pedido deve ser analisado na 1ª Câmara Especial do tribunal.
Segundo o presidente da OAB-RO, Elton Assis, o pedido é feito sempre que um advogado é preso. "Todos os advogados que são submetidos a prisão, a OAB tem entrado com pedido para que eles tenham prisão domiciliar, porque é uma prerrogativa ser recolhido em sala de Estado-Maior, mas como não tem em Rondônia a sala de estado maior, a gente faz o pedido para a prisão domiciliar", explica Elton.
Pimentel ocupava o cargo de secretário na gestão do ex-governador e atual senador Confúcio Moura (MDB) e foi candidato a deputado estadual nas Eleições de 2018 pelo mesmo partido, do qual é fiel partidário há longos anos.
O ex-secretário ajunto da Sesau Luís Eduardo Maiorquim também suspeito de envolvimento no esquema permanece preso. Outros sete servidores da Secretaria Estadual da Saúde (Sesau/RO) presos durante a Operação Pouso Forçado que investigou o esquema e que foi deflagrada na manhã da última sexta-feira (29) pela Polícia Civil de Rondônia, foram liberados nesse domingo (31).
SAIBA MAIS: Sete presos na "Pouso Forçado" são liberados; Williames Pimentel continua foragido
Ex-secretário de Saúde Willians Pimentel é procurado pela Polícia