• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, terça-feira 15 de julho de 2025

Três detentos escapam do presídio Urso Panda; 6ª fuga é contabilizada

Unidades prisionais da capital já contabilizam, ao menos, 87 apenados foragidos somente esse ano. Singeperon afirma está impedido de entrar nas unidades.


G1

Publicada em: 03/05/2019 17:47:54 - Atualizado


PORTO VELHO, RO - A Secretaria de Estado da Justiça de Rondônia (Sejus) confirmou a fuga de três apenados do Presídio Edvan Mariano Rosendo, o Urso Panda, em Porto Velho. A fuga, segundo a Sejus, aconteceu na noite da última quinta-feira (2), quando os apenados pularam o muro da unidade usando uma corda.

Segundo a Coordenadoria Geral do Sistema Prisional de Rondônia, os apenados em questão são Hudson Rodrigues de Oliveira, Lucivaldo Alves dos Santos e Cláudio de Lucas Oliveira da Silva.

Com a fuga da última quinta-feira, o sistema prisional em Porto Velho já contabiliza seis fugas somente esse ano e a segunda no Urso Panda. Ao todo, a capital já registra, ao menos, 87 apenados foragidos somente nos primeiros meses de 2019.

Segundo o Sindicato dos Agentes Penitenciário de Rondônia (Singeperon), na noite do ocorrido, a unidade prisional contava com 12 agentes penitenciários para cerca de 900 apenados.

O sindicato afirma, ainda, que não é possível estimar com precisão as circunstâncias da fuga já que está impedido de entrar nas unidades em razão de uma portaria impetrada pela Sejus no fim de março. No entanto, o Singeperon afirma que as torres de vigilância continuam desguarnecidas.

O sindicato disse que já entrou com uma medida judicial para reverter a decisão.

O que diz a Sejus?

Em nota, a Sejus informou que agentes penitenciários e a Policia Militar (PM) já estão trabalhando para recapturar os fugitivos do presídio Urso Panda e que a fuga está sendo apurada pela Corregedoria da Secretaria de Justiça.




Fale conosco