• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, segunda-feira 15 de setembro de 2025

Justiça determina retirada de invasores da Reserva Aquariquara

A unidade de conservação foi alvo de uma invasão no ano passado e pelo menos quinhentos ´sem terras´...


TJRO

Publicada em: 15/10/2021 17:31:13 - Atualizado

PORTO VELHO -RO - O 1º Juízo da Comarca de Machadinho Oeste, na região da Bacia Leiteira do Estado, condenou todos os invasores da Reserva Extrativista Aquariquara, em Vale do Anari, a se retirarem do local, sob pena de multa diária no valor de R$ 10 mil. 

A Unidade de Conservação foi alvo de uma invasão no ano passado e pelo menos quinhentos ´sem terra´ se apossaram indevidamente de um patrimônio natural do Estado.

A ação civil pública foi ajuizada pelo Ministério Público e pelo Executivo estadual contra pelo menos um líder do movimento, identificado como E. de M. S.. Informações da denúncia dão conta que a invasão foi coordenada, inclusive com a utilização de técnicas de guerrilha contra fiscais da Sedam e do Batalhão da Polícia Ambiental para dificultar seus acessos ao interior da reserva.

De acordo com o relatório da Polícia, no local os invasores construíram uma ´guarita´ e um cidadão fazia a ´guarda´da porteira. Tão logo a sentinela viu a chegada da equipe de investigação, ele soltou rojões para avisar o grupo, e saiu correndo do local. Durante o trajeto até o acampamento, as viaturas caíram em armadilhas ´jacaré´ montadas para furar os pneus das viaturas.


Fale conosco
`) $(text.find("p")[3]).addClass('container-box') } if (textParagraphSize >= 5) { $(text.find("p")[5]).after(`
`) $(text.find("p")[6]).addClass('container-box') } if (textParagraphSize >= 8) { $(text.find("p")[8]).after(`