Fundado em 11/10/2001
porto velho, segunda-feira 15 de setembro de 2025
PORTO VELHO, RO - Na tarde desta quinta-feira (28), tempestade com raios, trovões e muita ventania, assolou diversos bairros desde o centro, até Zona Sul, Leste, e Norte da capital.
A chuva que durou quase 40 minutos, em partes do centro da cidade, causou várias alagações, e muitas ruas ficaram como rios, e lagos, dificultando o tráfego dos veículos, e causando incômodo a moradores, que tiveram seus comércios, e residências invadidos pelas águas, sem escoamento.
No centro da cidade, que sempre tem problemas de escoamento com chuvas nestas épocas do ano, a situação ficou bastante complicada, e o nível da água chegou pelo menos a meio metro. Comerciantes ficaram com a água, até a cintura, na praça chamada "das Pernambucanas", ou Jonatas das Pedrosas, bem no marco central do município.
Na Zona leste, a forte ventania destelhou casas e comércios em diversos perímetros. - Muitos bairros foram atingidos pelo forte vento acompanhado de uma intensa chuva, que alagou as áreas mais baixas da cidade. Verdadeiros vendavais assustaram a população, e relatos, de telhas voando, estruturas metálicas sendo retorcidas, jorrou de comentários nas redes sociais, e no boca-boca, pela cidade afora.
Na rua 08, no Bairro Agenor de Carvalho, altura da Avenida Guaporé, um posto de gasolina foi bastante castigado por um redemoinho de vendaval, que destelhou praticamente toda a estrutura do teto do estabelecimento.
Inúmeros prejuízos foram causados pelo temporal, que teve força maior na zona leste, principalmente atingindo pontos comerciais, lojas, e ambulantes, em avenidas importantes como a Guaporé, Mamoré, e Rio de Janeiro, inclusive trechos da Avenida Calama.
O SIPAM - Sistema de Proteção da Amazônia , e órgão da meteorologia na região, tinha antecipado, que esta semana em todo o território rondoniense seria de dias com bastante instabilidade climática, prevendo tempestades com grande volume pluviométrico, além de ventanias, e também precipitações com granizo mais ao sul do estado.
Não há informação sobre feridos.
Veja os vídeos: