• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quinta-feira 28 de novembro de 2024

Quase 170 quilos de pescado ilegal são apreendidos pela PM após denúncia

Peixes de sete espécies foram encontrados em acampamento nas margens do Rio Jamari. De 15 de novembro de 2017 a 15 de março deste ano, a pesca é proibida no estado.


G1

Publicada em: 12/03/2018 10:24:43 - Atualizado

Polícia Militar (PM) apreendeu no último sábado (10) quase 170 quilos de pescado ilegal em um acampamento localizado na Linha C-25, no km 46, da BR-421, Zona Rural de Monte Negro (RO), no Vale do Jamari.

De acordo com a PM, os peixes das espécies cará, curimba, piranha, tambaqui, traíra, tucunaré e urumará foram descobertos no local após uma denúncia anônima estava acontecendo na região. Vários materiais de pesca também foram encontrados no acampamento, mas ninguém foi encontrado no local.

Conforme o boletim de ocorrência, o quartel do 7º Batalhão da Polícia Militar (BPM) de Ariquemes (RO) recebeu uma denúncia anônima sobre crime ambiental na área rural de Monte Negro e uma guarnição se deslocou até o município para verificar a informação. No município, a PM entrou em contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) para auxiliar na investigação, mas o responsável disse que não possuía agentes de fiscalização.

Ao entrar em contato com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam) de Ariquemes, os militares foram informados que se ocorresse alguma prisão em flagrante, a equipe acompanharia o registro da ocorrência para autuar os infratores.

Os policiais se deslocaram até a região citada e ao conversar com um morador próximo ao Rio Jamari, ele relatou que diariamente é possível observar a movimentação de diversas pessoas nas margens do rio com os equipamentos de pesca.

Ao realizar as buscas, a PM encontrou o determinado acampamento que possuía lona plástica, botija de gás, utensílios de cozinha, caixas térmicas, bacias, baldes, garrafas térmicas, uma bolsa com peças de roupas, um fogareiro, uma rede de pesca e quatro munições de espingarda calibre 32.

Após verificar as caixas térmicas, os militares encontraram 166,81 quilos de pescado das espécies cará, curimba, piranha, tambaqui, traíra, tucunaré e urumará. A PM ainda encontrou dois peixes da espécie tracajá que estavam vivos e foram soltos no rio. Nenhuma pessoa responsável pela pesca foi encontrada no local. Os peixes e os itens apreendidos foram encaminhados até a Unidade Integrada de Segurança Pública de Ariquemes.

Pesca Ilegal

De 15 de novembro de 2017 até 15 de março deste ano, a pesca profissional ou amadora de qualquer espécie de peixe não deve ser praticada em rios e afluentes em Rondônia. Segundo a Sedam, apenas pessoas que moram em comunidades ribeirinhas podem realizar a pesca, mas a cota é de apenas cinco quilos por dia para cada família. Conforme a secretaria, a atividade deve ser realizada com o equipamento permitido pela legislação.


Fale conosco