• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quarta-feira 10 de setembro de 2025

Feminicídios disparam em Rondônia e sobem 133% neste quadrimestre de 2022

Rondônia continua entre os 10 Estados brasileiros mais perigosos para mulheres


RONDONOTICIAS

Publicada em: 11/05/2022 08:18:28 - Atualizado


PORTO VELHO -Com as três mortes de mulheres vítimas de feminicídios em abril, segundo dados divulgados pelo Observatório Estadual de Segurança Pública da Secretaria de Segurança Defesa e Cidadania (SESDEC), Rondônia registra 10 crimes por violência de gênero em quatro meses, o que representa uma alta de 133% em comparação com as três vítimas do mesmo período de 2021.

Ariquemes e Porto Velho lideram a lista com 2 casos. Já os municípios de Alta Floresta d'Oeste, Alto Alegre dos Parecis, Buritis, Jaru, Ouro Preto do Oeste e Pimenta Bueno aparecem na lista com 1 caso.

Quando o recorte é feito de acordo com a raça, mais da metade, ou seja, 60% eram pardas. Mulheres negras e brancas somaram o mesmo índice: 20% cada grupo. As vítimas tinham de 16 a 51 anos.

Atlas da Violência de 2021, elaborado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública e pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), revelou que Rondônia continua entre os 10 Estados brasileiros mais perigosos para mulheres, com índice de 4,8 de vítimas fatais a cada 100 mil habitantes.

O cenário evidencia a urgência de conscientização de levar à Polícia Militar ou Civil todo e qualquer caso de abuso contra as mulheres tão logo se tenha conhecimento do fato e seja qual for à gravidade aparente.

A denúncia, com anonimato assegurado pelas autoridades, é o primeiro passo e pode ser realizada pelos números 190, 180 ou na delegacia da mulher.

Bárbaro

Um dos assassinatos mais marcantes registrados em janeiro foi o de Ângela Maria Silva Duarte, de 51 anos. Ela foi encontrada morta dentro do guarda-roupa de um vizinho em Ji-Paraná (RO). A vítima estava nua e em seu corpo havia sinais de asfixia. O homem foi preso dias depois, enquanto se escondia em uma fazenda de Mato Grosso.

Em fevereiro o feminicídio de Antonieli Nunes Martins, foi efetuado pelo homem com quem teria um filho. Gabriel Henrique Masioli, de 28 anos, agora preso enquanto aguarda julgamento, não queria que a mulher revelasse a gravidez resultado do relacionamento extraconjugal

Outro caso é o da Vitória Beatriz de Souza Franco, de 23 anos. Ela foi assassinada pelo marido com mais de 20 facadas, enquanto estava deitada, tendo sido encontrada pela polícia com a faca utilizada no crime, cravada no pescoço. O caso bárbaro ocorreu no último dia 27 de fevereiro, em Ariquemes, a pouco mais de 200 quilômetros da capital.


Fale conosco