Fundado em 11/10/2001
porto velho, domingo 25 de maio de 2025
PORTO VELHO-RO: O Programa A Voz do Povo da Rádio Caiari, FM, 103,1 desta segunda-feira, (24), apresentado pelo jornalista e advogado Arimar Souza de Sá, recebeu o presidente da Câmara de Vereadores de Porto Velho, Márcio Pacele-PSB.
O parlamentar iniciou a entrevista pontuando alguns projetos que estão em andamento, como a implantação do sistema eletrônico de informatização da Casa de Leis que preside, além de projetos que já foram aprovados recentemente, a exemplo do que regulamenta o uso de aparato de segurança por agentes de trânsito, projeto de sua autoria e já aprovado em seção plenária.
“Devido a um caso recente no qual um agente de trânsito foi agredido, foi aprovada essa lei, estamos aguardando o executivo sancionar. Trata-se de equipamento de proteção ao guarda, como escudos, gás de pimento e armas não letais", assegurou.
O vereador discorreu também sobre a pasta da Saúde municipal reclamando que há muito ainda que melhorar, e citou que a Câmara aprovou o projeto de autoria que autoriza o município a implantar aplicativo para celular visando o agendamento, confirmação e cancelamento de consultas e exames nas unidades básicas de saúde, a chamada regulação de consultas.
O projeto busca usar a tecnologia para beneficiar a sociedade no acesso a saúde. Falta apenas a sanção da lei por parte do executivo.
Em relação aos distritos, Pacele disse que está chegando infraestrutura, que inclusive as máquinas e outro equipamentos já estão em Vista Alegre do Abunã, onde estão acontecendo serviços de terraplanagem para posterior pavimentação asfáltica e e recapeamento, quando for o caso.
Márcio aproveitou a oportunidade e audiência do programa, para destacar outros projetos de sua autoria que foram aprovados recentemente e trouxeram benefícios à população.
“Nós temos vários projetos, um deles e que me trouxe bastante felicidade em ser o propositor, é o de criação do bairro Rosalina de Carvalho, que era apenas um assentamento e foi regularizado, asfaltado e iluminado, esse e outros projetos foram de minha autoria”, enfatizou.
O vereador respondeu a questionamentos feitos pelos ouvintes do programa. “Precisamos de uma usina de tratamento de esgoto, é uma vergonha nossa cidade não ter, disse um ouvinte por mensagem.
Pacele explicou que a Prefeitura de Porto Velho, já está finalizando uma Parceria Público Privada para resolver esta questão e que o assunto, finalmente, sairá do papel.
No final do programa o apresentador questionou Pacele sob uma suposta subserviência da Câmara de Vereadores ao Poder Executivo, citando casos de projetos que nem foram analisados no passado e todos os seus pares abaixaram a cabeça e disseram "Sim".
Ao responder, o vereador presidente sorriu e disse: 'Tenho procurado cumprir o que diz a Constituição, os poderes são independentes e harmônicos e exijo que todas as matérias da municipalidade tramite com critério e a burocracia próprias das comissões para enfim ir ao plenário da Casa'.
A assessoria do parlamentar anotou todos os questionamentos e pedidos feitos pelos ouvintes, para que todos eles sejam revistos e atendidos, dando resposta posteriormente à produção do programa.
CONFIRA A ENTREVISTA COMPLETA: