• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sábado 24 de maio de 2025

Comissão de Meio Ambiente aprova projeto que prevê fogos de artifício sem estampido

Iniciativa do deputado Ismael Crispin quer proteger crianças, idosos, autistas e animais do barulho excessivo.


ALE

Publicada em: 01/08/2023 15:28:04 - Atualizado


RONDÔNIA- A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou durante sessão na terça-feira (01), parecer favorável para ir ao plenário e ser voto o Projeto de Lei 09/2023, de autoria do deputado estadual Ismael Crispin (PSB), que “dispõe sobre a proibição do uso de fogos de artifício e artefatos pirotécnicos com estampido no âmbito do estado de Rondônia”.

De acordo com o projeto, “a proibição inclui locais abertos ou fechados, públicos ou privados”. A justificativa do projeto é a proteção de crianças, idosos, autistas e animais domésticos ou de rua que sofrem com o barulho excessivo causado pelos fogos de artifício com estampido.

“Estudos apontam que 56 a 80% das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) apresentam hipersensibilidade auditiva, podendo ocasionar uma crise sensorial com várias reações” e ainda “Segundo pesquisas realizadas por veterinários, os animais possuem audição exponencialmente mais aguçadas que a dos humanos, e um barulho que para nós é incômodo, para eles podem causar danos irreversíveis ao sistema auditivo e até neurológico. Ademais, na tentativa se proteger do ‘perigo’, eles podem fugir e se machucar”, ressaltou Ismael Crispin.

Na análise feita na comissão, o deputado delegado Camargo (Republicanos) reforçou a importância do projeto, mas que seja analisado com prudência. “Sou pai atípico, mas meu filho não tem problemas quanto a isso [fogos com estampido]. Estamos votando aqui apenas a questão da legalidade e da tramitação do projeto. Quando for à plenário para apreciação e votação, precisamos analisar e discutir com cuidado o mérito do tema”, pontuou ele.

Já a deputada doutora Taíssa (PSC) apontou que o projeto de lei é necessário para dar bem-estar para pessoas autistas e suas famílias. “Avaliamos os princípios constitucionais e essa legislação é essencial para os rondonienses. A indústria está evoluindo bastante nesse quesito dos fogos. Sigo acompanhando os autistas, tanto que vou destinar 100 mil reais em emendas para um mutirão fecha-laudo. Me sinto muito culpada, pois na minha campanha, meus colaboradores chegaram a soltar fogos de artifício e algumas mães falaram comigo dizendo que os filhos tiveram crises e demoravam até uma hora para ficarem calmos novamente. Qualquer projeto que evite a vulnerabilidade terá meu apoio”, afirmou ela.

O presidente da comissão, deputado Pedro Fernandes (PTB), acredita que o tema terá boa aceitação no plenário da Alero. “O Brasil vai caminhar nesse sentido, de evitar os fogos com estampido, apenas com o brilho. Já tem decisão favorável do STF [Supremo Tribunal Federal], então vamos avaliar bem para ver o melhor para a população”, comentou ele.

Embargos

Na oportunidade, a deputada doutora Taíssa ainda pediu para que a Casa de Leis volte a debater a questão dos embargos ambientais que têm afetado dezenas de produtores rurais em Rondônia.

“Com a volta dos nossos trabalhos, precisamos reiniciar a discussão dos embargos com a Sedam [Secretaria Estadual de Desenvolvimento Ambiental], pois quem cuida do estado somos nós. Estive em Rio Pardo, Ariquemes, Buritis e outras áreas e só se fala nos embargos. As famílias não estão tendo sossego”, observou a parlamentar.

Clique aqui e confira as fotos da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável


Fale conosco
`) $(text.find("p")[3]).addClass('container-box') } if (textParagraphSize >= 5) { $(text.find("p")[5]).after(`
`) $(text.find("p")[6]).addClass('container-box') } if (textParagraphSize >= 8) { $(text.find("p")[8]).after(`