• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, segunda-feira 22 de setembro de 2025

Alan Queiroz sugere evento para os 80 anos da criação do Território Federal do Guaporé

Requerimento visa celebrar os 80 anos do Território Federal do Guaporé e preservar a história de Rondônia.


ASSESSORIA

Publicada em: 22/08/2023 09:39:22 - Atualizado

PORTO VELHO-RO: No dia 13 de setembro de 2023, o Território Federal do Guaporé celebra o seu octogésimo aniversário de criação. Com o objetivo de valorizar a data, o deputado estadual Alan Queiroz (Podemos) encaminhou um requerimento à Assembleia Legislativa para a realização de um evento alusivo e comemorativo aos 80 anos de criação do Território do Guaporé.

Esta propositura visa preservar a história e memória da região ao relembrar o passado e as circunstâncias que levaram à sua criação. Ademais, a celebração pode fomentar a expressão artística e cultural e o estímulo à educação, por proporcionar experiências educativas.

O requerimento também tem o objetivo de celebrar tratativas com as Assembleias Legislativas de Roraima e Amapá, que tiveram origem no mesmo decreto presidencial, a fim de realizar eventos comemorativos e celebrativos em conjunto, por serem estados coirmãos.

Segundo o parlamentar, o pedido demonstra um comprometimento com a preservação da história rondoniense. “Em um marco de 80 anos, estamos honrando a nossa história e fortalecendo nossa identidade no Território Federal do Guaporé. Com a realização deste evento comemorativo, estamos reafirmando o nosso compromisso com o passado e o futuro desta terra, unindo nossa população em celebração e progresso”, comentou.

História do decreto e criação de Rondônia

Criado pelo presidente Getúlio Vargas, por meio do decreto Nº 5812, no dia 13 de setembro de 1943, o Território do Guaporé teve suas terras desmembradas dos estados do Mato Grosso e Amazonas com quatro municípios: Porto Velho (capital), Lábrea, Guajará-Mirim e Santo Antônio.

A sua instalação ocorreu dia 29 de janeiro de 1944, na escola Barão do Solimões. Este reordenamento territorial nacional trouxe o Território do Guaporé, os Territórios Federais do Amapá, Rio Branco (Roraima), do Guaporé (Rondônia) de Ponta Porã (Mato Grosso do Sul) e do Iguaçu.

Em 17 de fevereiro de 1956, após a aprovação pela Câmara Federal, ocorreu a mudança do nome de Território Federal do Guaporé para Território Federal de Rondônia, em homenagem ao marechal Cândido Mariano da Silva Rondon. Por conseguinte, a Lei Complementar Nº 41, do dia 22 de dezembro de 1981, criou o estado de Rondônia.


Fale conosco