• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quinta-feira 22 de maio de 2025

Deputada federal Daiana Santos afirma ter sido ameaçada de “estupro corretivo”

Segundo a parlamentar, que é lésbica, o autor do e-mail teria mencionado que “estupro corretivo” é uma “terapia” que cura “homossexualismo feminino”


cnn

Publicada em: 24/08/2023 15:30:29 - Atualizado

A deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS) afirma ter recebido ameaças de estupro em seu e-mail na noite do dia 14 de agosto.

Segundo Daiana –primeira parlamentar assumidamente lésbica eleita no Rio Grande do Sul–, o autor do e-mail teria mencionado que o “estupro corretivo” é uma “terapia” que cura “homossexualismo feminino”, já que “ser sapatão é uma aberração”.

O caso foi registrado na Delegacia Especial de Repressão aos Crimes por Discriminação Racial, Religiosa ou por Orientação Sexual ou Contra a Pessoa Idosa ou Com Deficiência (Decrin), em Brasília. A delegada-chefe, Ângela Maria dos Santos, informou que os fatos estão sendo apurados pela Polícia Civil por possuírem teor homotransfóbico.

Para Daiana, a ameaça caracteriza uma tentativa de intimidação. “Essa ação criminosa só mostra a importância da nossa atuação e da necessidade e comprometimento do Estado brasileiro com a garantia da proteção da vida da população LGBTQIAP+. Não iremos nos calar.”

De acordo com a assessoria da deputada, em agosto –mês da visibilidade lésbica–, e-mails com o mesmo teor preconceituoso também foram enviados a outras parlamentares LGBTQIAP+.



Fale conosco
`) $(text.find("p")[3]).addClass('container-box') } if (textParagraphSize >= 5) { $(text.find("p")[5]).after(`
`) $(text.find("p")[6]).addClass('container-box') } if (textParagraphSize >= 8) { $(text.find("p")[8]).after(`