Fundado em 11/10/2001
porto velho, quinta-feira 22 de maio de 2025
PORTO VELHO - RO - Em meio à um tumultuado debate que envolve o retorno do imposto sindical, retirado ainda na gestão do então presidente Jair Bolsonaro (PL), a Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou do Requerimento 404/2023, de autoria da deputada Cláudia de Jesus (PT), e irá conceder o Voto de Louvor do Poder Legislativo á Central Única dos Trabalhadores – CUT.
De acordo com a justificativa da deputada, essa solene homenagem do poder público se dá em face do aniversário de 40 anos de criação da entidade, comemorado nesta segunda (28) e que se mantem firme no propósito de ser uma organização de trabalhadores e trabalhadoras livre, autônoma e classista.
“Trata-se de uma ferramenta essencial para a defesa de melhores condições de trabalho, por direitos e politicas públicas de trabalhadores e trabalhadoras”, justificou a deputada Cláudia de Jesus.
Entre os 24 deputados estaduais, apenas três não votaram a favor do requerimento. A votação não é nominal, motivo pelo qual não é possível saber os nomes dos parlamentares que foram favoráveis à essa homenagem.
Antes da redução do imposto sindical, a CUT arrecadava anualmente R$ 62,2 milhões, após o corte do governo Bolsonaro passou a arrecadar em torno de R$ 442 mil anuais.