Fundado em 11/10/2001
porto velho, domingo 21 de setembro de 2025
PORTO VELHO-RO: Denominado Expresso Porto, a estrada situada no entroncamento da BR-364 com a Rodovia Estadual 005, é um trecho construído, em tese, para desafogar o pesado trânsito de caminhões dentro do perímetro urbano de Porto Velho, capital de Rondônia.
Porém, a precariedade na infraestrutura da estrada faz com que os caminhoneiros que transportam as produções agrícolas da região Centro Oeste até o escoamento pela Hidrovia do Madeira evitem trafegar pela Expresso Porto, gerando transtorno no trânsito da cidade e elevando o numero de acidentes.
Após diversos debates sobre o tema, o deputado federal Lúcio Mosquini (MDB) parece ter encontrado uma solução para o problema ao apresentar um Projeto de Lei que incluiu a Expresso Porto no programa anual de ações do Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre – DNIT.
De acordo com o deputado, a aprovação desse projeto é uma decisão estratégica de desenvolvimento sustentável, além de ser um reconhecimento pelo esforço do segmento produtivo do Estado de Rondônia com sucessivas elevações na produção do agronegócio com geração de renda e trabalho.
“A resolução do gargalo de transporte que representa o trecho Expresso-Porto é uma ação de importância vital para o escoamento da produção agropecuária de parte das regiões Centro-Oeste e Norte”, justificou Lúcio Mosquini.
O Projeto de Lei foi recebido pela mesa diretora da Câmara Federal e deverá passar pelo crivo das comissões pertinentes, para enfim seguir à votação em sessão plenária.