• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, domingo 21 de setembro de 2025

Bancada de Rondônia em Brasília diverge em texto que reduz cota feminina nas eleições

Essa emenda propôs seis vagas a mais além da cota já estipulada no texto da Lei, uma vez que a minirreforma eleitoral alterou a regra vigente...


redação

Publicada em: 18/09/2023 08:25:53 - Atualizado

PORTO VELHO-RO: Durante sessão plenária realizada nesta última semana, a Câmara Federal rejeitou por 245 votos a emenda apresentada pelo PODEMOS que aumentaria a quantidade obrigatória de mulheres na disputa eleitoral a partir de 2024.

Essa emenda propôs seis vagas a mais além da cota já estipulada no texto da Lei, uma vez que a minirreforma eleitoral alterou a regra vigente, passando a exigir 30% de mulheres candidatas na lista geral das federações, e não mais 30% por partido.

Não houve unanimidade nos votos dos oitos deputados rondonienses nessa questão. Votaram a favor da emenda que aumentaria as vagas obrigatórias de mulheres os deputados Fernando Máximo (UNIÃO) e Maurício Carvalho (UNIÃO).

Votaram a favor da lei que reduz o número obrigatório de mulheres os deputados Lebrão (UNIÃO), Cristiane Lopes (UNIÃO), Silvia Cristina (PL), Coronel Chrisóstomo (PL), Thiago Flores (MDB) e Lúcio Mosquini (PL).


Fale conosco