Fundado em 11/10/2001
porto velho, terça-feira 20 de maio de 2025
BRASIL: O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reúne de forma bilateral nesta segunda-feira (18) com o presidente da Confederação Suíça, Alain Berset, e com o ex-primeiro-ministro do Reino Unido Gordon Brown. Os encontros ocorrem em Nova York, nos Estados Unidos, onde o petista desembarcou neste fim de semana. Além disso, o chefe do Executivo vai ter uma reunião preparatória, à tarde, para a Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).
A primeira agenda será com o presidente da Confederação Suíça, às 11h (horário local). Depois, às 12h, o petista se encontra com Brown. À noite, Lula vai se preparar para o tradicional discurso que o Brasil faz durante a abertura da Assembleia-Geral da ONU desde 1945.
"Essa presença [de Lula] na Assembleia-Geral está seguindo uma sequência de reuniões importantes. Tinha o Brics, CPLP, G20. De certa forma, essa presença na ONU coroa um início de governo em que o presidente buscou ter uma atuação bem intensa para recolocar o Brasil no cenário internacional, retomar a participação ativa nos fóruns multilaterais", informou o secretário de Assuntos Multilaterais Políticos do Itamaraty.
Neste ano, a assembleia da ONU contará com o anúncio de medida em conjunto do petista com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, em torno de uma iniciativa em defesa do trabalho decente. A matéria faz parte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, definidos pela ONU em 2015. Entre as ações propostas estão, até 2030, alcançar o emprego pleno e produtivo e o trabalho decente para todas as mulheres e homens, inclusive para os jovens e pessoas com deficiência, e a remuneração igual para trabalho de igual valor.
"O presidente Biden convidou o presidente Lula para, no marco da Assembleia-Geral da ONU, lançar uma iniciativa global de defesa da agenda do trabalho decente", disse o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, em julho. "E o presidente Biden o convidou para fazer um evento logo após, adicional, que lança um compromisso global para uma agenda do trabalho decente", acrescentou na época.
A reportagem apurou ainda que Lula deve se encontrar com Biden na quarta-feira (20). A primeira vez que ambos se reuniram neste ano ocorreu em fevereiro, em Washington. Depois, em agosto, falaram por telefone sobre preservação ambiental e mudanças climáticas. Eles voltaram a se ver no início deste mês, durante evento paralelo à reunião da cúpula do G20, grupo formado pelas 19 maiores economias do mundo e pela União Europeia, na Índia.