• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sábado 30 de novembro de 2024

Senado tem quase 40 assinaturas para proposta de plebiscito sobre aborto

“Congresso está sendo atropelado”, diz líder da oposição


CNN

Publicada em: 22/09/2023 17:07:44 - Atualizado

A oposição no Senado já reuniu quase 40 assinaturas para proposta de realização de um plebiscito sobre o aborto, segundo o senador Rogério Marinho (PL), líder do grupo na Casa.

A iniciativa foi pensada como resposta ao julgamento sobre a descriminalização do aborto no Supremo Tribunal Federal (STF).

Segundo Marinho, é preciso entender se o pensamento da sociedade mudou sobre o tema e se há clamor por modificações na legislação. “Caso a sociedade manifeste seu desejo por alterações, haverá então compromisso do Legislativo de agir”, diz.

O parlamentar afirma, no entanto, que é importante o Congresso se posicionar diante do avanço do Supremo sobre temas que deveriam ser resolvidos no Legislativo.

Na visão de Marinho e de colegas da oposição, as prerrogativas dos congressistas estão sendo solapadas. “O Congresso está sendo atropelado”, diz.

O mínimo necessário para encaminhamento do tema são 27 assinaturas. Mas a meta é encaminhar a proposta de decreto legislativo na próxima semana com um número de apoio correspondente à maioria absoluta da Casa, ou seja, 41 votos.

Para valer, a proposta precisa ser aprovada pelo plenário do Senado e ainda receber aval da Câmara.



Fale conosco