Fundado em 11/10/2001
porto velho, segunda-feira 25 de novembro de 2024
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi recebido, nesta terça-feira (21/5), entre poucos aplausos e muitas vaias na Marcha em Defesa dos Municípios, da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), em Brasília (DF).
Ao ser anunciado pelo cerimonial, começaram as vaias e alguns gritos de “Fora, Lula”. Demais participantes do evento responderam com aplausos e puxaram o canto de “Olê, olê, olê, olá, Lula, Lula”, grito de campanha do presidente.
A marcha deste ano é marcada pela discussão da desoneração da folha de pagamento, além das eleições municipais em outubro e da preocupação com desastre climáticos, como o visto no Rio Grande do Sul no último mês.
Veja o vídeo:
O presidente da CNM, Paulo Ziulkosi, pediu que os prefeitos e demais participantes não vaiassem as autoridades. “Nós temos que primar pelo respeito às nossas autoridades. Não estamos aqui para disputa de direito, de centro, de esquerda”, disse ele.
E completou: “Peço encarecidamente ao plenário que aqui não haja vaia. Nós estamos recebendo convidados. É um apelo que eu faço. Aqui, antes de mais nada, estão os municípios do Brasil e nós temos que primar por uma posição republicana, federativa e de respeito”.
O chefe do Executivo estava acompanhado do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e dos presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
Além disso, compareceu ao evento uma comitiva de ministros, como Fernando Haddad (Fazenda), Alexandre Padilha (Relações Institucionais), Laércio Portela (Secom), Sônia Guajajara (Povos Indígenas), Luciana Santos (Ciência e Tecnologia), Rui Costa (Casa Civil), Ricardo Lewandowski (Justiça) e Márcio França (Micro e Pequena Empresa).