Fundado em 11/10/2001
porto velho, domingo 24 de novembro de 2024
PORTO VELHO-RO: Elaborado para ser um sistema fiscalizador da qualidade legislativa do Congresso Nacional, o Ranking dos Políticos é uma plataforma de iniciativa da sociedade civil que avalia o desempenho de senadores e deputados federais com base em critérios como combate a privilégios, desperdícios e corrupção.
O Ranking dos Políticos calcula a presença dos congressistas nas sessões, economia de verbas, processos judiciais e votações nas decisões mais importantes do país, depois emite uma nota para cada deputado ou senador, criando assim um ranking.
Considerando o Ranking dos Políticos apenas no estado de Rondônia, Lúcio Mosquini (MDB) é o pior congressista entre os deputados e senadores rondonienses, ficando com uma média de 4,17 pontos.
Mesmo sendo o quarto secretário da Mesa Diretora da Câmara Federal, o deputado Mosquini fica na posição 425 entre os 481 deputados avaliados. Um dos fatores que mais pesou na avaliação de Mosquini foram os seus processos em andamento na Justiça.
Atualmente Mosquini responde por a sete processos em andamento na Justiça, sendo quatro pelo Supremo Tribunal Federal – STF, uma pelo Tribunal Regional Federal da 1º Região, outro pelo Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia – TJ/RO e mais um pela operação Ludus.
Esse processo em andamento da operação Ludus gerou em 2018 a prisão preventiva de Mosquini por suposto esquema de fraudes nas obras do Espaço Alternativo, em Porto Velho, orçado em quase R$ 23 milhões, porém ele ficou em liberdade após um habeas corpus concedido pela ministra Maria Thereza de Assis Moura, do Superior Tribunal de Justiça - STJ.