• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sábado 14 de dezembro de 2024

Presidente do PT diz que eleição de Trump é grande alerta para o Brasil: "Temos de nos preparar"

Presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann disse que eleição de Trump serve de alerta para o campo democrático no mundo todo


metropoles

Publicada em: 06/11/2024 16:50:53 - Atualizado


A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, disse nesta quarta-feira (6/11) que a eleição de Donald Trump nos Estados Unidos é “um sinal de alerta para o campo democrático no Brasil”.

“A polarização se mantém como uma realidade e temos de nos preparar para enfrentá-la também aqui no Brasil, onde a extrema direita já se assanha com o resultado”, escreveu ela nas redes sociais.

E completou, em referência à agenda econômica: “Temos de fortalecer o campo da democracia em nosso país, mas principalmente dar respostas concretas às necessidade e expectativas do povo, que não cabem na receita neoliberal que o mercado quer impor ao governo e ao país”.

A declaração da presidente do partido do presidente Lula é feita em meio a uma semana decisiva para as medidas de corte de gastos, que vêm sendo discutidas com ministros das pastas envolvidas nas tesouradas.

Sob responsabilidade dos ministérios da Fazenda e do Planejamento e da Casa Civil, as medidas deverão ser apresentadas no decorrer dos próximos dias, após pressão do mercado.

Mais cedo, Lula parabenizou o presidente eleito dos EUA e afirmou que “a democracia é a voz do povo e ela deve ser sempre respeitada”.

“Meus parabéns ao presidente Donald Trump pela vitória eleitoral e retorno à presidência dos Estados Unidos. A democracia é a voz do povo, e ela deve ser sempre respeitada. O mundo precisa de diálogo e trabalho conjunto para termos mais paz, desenvolvimento e prosperidade. Desejo sorte e sucesso ao novo governo”, escreveu Lula no X.

Eleição de Trump

Após quatro anos fora do cargo, Donald Trump voltará à Casa Branca para ser o 47º presidente dos Estados Unidos, segundo indicam projeções da Associated Press (AP) e da CNN. A definição ocorreu às 7h35 desta quarta-feira (6/11), horário de Brasília.

O bilionário, de 78 anos, superou, segundo as projeções, a candidata do Partido Democrata, Kamala Harris, ao atingir a maioria dos 538 delegados do Colégio Eleitoral. Trump está com 277 delegados, dos 270 necessários, e Kamala com 224.


Fale conosco