Fundado em 11/10/2001
porto velho, domingo 15 de dezembro de 2024
PORTO VELHO, RO: O secretário da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), Lourival Junior de Araújo Lopes, foi exonerado neste sábado (14) pelo governador Marcos Rocha, após ser preso na segunda etapa da Operação Dionísio.
A decisão foi oficializada no Diário Oficial do Estado, Edição 235.
A Operação Dionísio, conduzida pelo Ministério Público de Rondônia, investiga desvios de recursos públicos em eventos realizados no estado.
A prisão de Junior Lopes foi decretada devido a indícios de que ele e outros envolvidos teriam destruído provas e dificultado o andamento das investigações, o que caracteriza crimes como fraude processual e supressão de documentos.
Em coletiva de imprensa, Marcos Rocha declarou que, apesar de não condenar previamente ninguém, o Governo do Estado tomará todas as medidas necessárias para que os fatos sejam esclarecidos. Na primeira etapa da operação, Junior Lopes já havia sido afastado do cargo junto a outros servidores por 90 dias.
As apurações apontam crimes relacionados a contratações ilegais, peculato, fraude em licitação e falsidade ideológica, principalmente na realização de eventos como a Expoviola 2023, a 12ª Expovel 2023 e a 13ª Expovel 2024.
A operação conta com o apoio do Gaeco, do CAEX e da Polícia Civil.
LEIA MAIS SOBRE ESTE ASSUNTO - Governo de Rondônia se pronuncia sobre prisão de secretário em nota oficial
Justiça decreta prisão preventiva do Secretário de Esportes e Lazer, Júnior Lopes