Fundado em 11/10/2001
porto velho, sexta-feira 28 de fevereiro de 2025
O deputado federal e líder da bancada do Partido dos Trabalhadores (PT) na Câmara dos Deputados, Lindbergh Farias (PT-RJ), apresentou, nesta quinta-feira (27), uma representação criminal contra o deputado federal, Eduardo Bolsonaro (PL-SP). A peça, endereçada ao procurador-geral da República, Paulo Gonet, acusa o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro de conspiração contra o governo brasileiro com parlamentares dos Estados Unidos.
“O representado, em total dissintonia com a realidade, atentando contra os interesses nacionais, patrocina, em estado estrangeiro, retaliações contra o seu próprio país e também contra um dos integrantes do Supremo Tribunal Federal”, diz trecho da notícia-crime.
A representação, obtida pela CNN, diz ainda que Eduardo Bolsonaro cometeu crime contra a soberania nacional, além de solicitar a apreensão do passaporte do parlamentar.
O texto pede também pede a prisão do apresentador de TV, Paulo Figueiredo, denunciado pela PGR por tentativa de golpe. Ele acompanhou Eduardo Bolsonaro durante articulação com os parlamentares nos Estados Unidos.
“Neste caso específico do denunciado Paulo Figueiredo, sua conduta se amolda perfeitamente às hipóteses legais passiveis de decretação da prisão preventiva (art. 312 do Código de Processo Penal), na medida em que busca interferir, ilicitamente, na própria tramitação da futura ação penal, constrangendo e criando embaraços à atuação dos juízes naturais do feito. São ações e condutas que merecem, de um lado, grande repúdio e, de outro, a adoção de providências legais para que tais práticas sejam efetivamente punidas”, diz o texto.
Na peça, Farias pede, à PGR, as seguintes medidas: