Fundado em 11/10/2001
porto velho, sexta-feira 28 de fevereiro de 2025
PORTO VELHO-RO: O Partido dos Trabalhadores (PT) de Rondônia, que já teve grande influência no cenário político local com nomes como Odair Cordeiro, José Neumar, Anselmo de Jesus, Padre Tom, Eduardo Valverde, Fátima Cleide e Roberto Sobrinho, enfrenta um dos momentos mais delicados de sua história.
Enfraquecido por sucessivos escândalos de corrupção e pela perda de representatividade, a sigla não teve motivos para celebrar seus 45 anos de fundação, optando pelo silêncio em meio à crise.
O partido, que já governou a capital Porto Velho e teve presença marcante no legislativo estadual e federal, hoje luta para compor nominatas competitivas para a Assembleia Legislativa e a Câmara dos Deputados. A situação também é crítica para as eleições de 2026, com a legenda sem nomes de peso para disputar as duas vagas ao Senado.
O declínio é evidente no desempenho nas últimas eleições. Atualmente, o PT possui apenas uma deputada estadual (Cláudia de Jesus) e sofre com a baixa representatividade nas Câmaras Municipais da capital e do interior.
O cenário hoje é desolador e contrasta com a força que o partido mantém em outras regiões do país, deixando claro que, em Rondônia, a legenda enfrenta desafios significativos para se reerguer politicamente. E o pior, com o governo Lula derretendo, tudo indica que as dificuldades para 2.026 serão ainda maiores.