• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sábado 29 de março de 2025

"Eu passei por todas as legislaturas da ALE/RO", diz João Manvailer

Ele lança o livro que conta sua trajetória como funcionário há 40 anos da ALE/RO


Redação

Publicada em: 26/03/2025 17:01:02 - Atualizado


PORTO VELHO (RO) - Apresentado pelo jornalista e advogado Armar Souza de Sá, o programa A Voz do Povo desta quarta-feira (26) recebeu o escritor Carlos Manvailer, que falou um pouco sobre a sua trajetória de vida, além da sua mais recente obra literária.

Servidor de carreira há mais de 40 anos no Poder Legislativo de Rondônia, Carlos Manvailer é formado do Direto. Ele escreveu o seu primeiro livro como uma edição de sua trajetória de vida e agora lança a sua mais recente obra, onde conta a sua história dentro da ALE/RO.

"Eu fiz isso para deixar um legado e uma gratidão porque eu cheguei recém-formado e não sabia nada do Legislativo. Eu me dediquei à Casa de Leis e, pelo fato de ser o secretário legislativo, consegui muita informação para a minha pesquisa", disse Carlos Manvailer.

Em seu novo livro, ele declara que o leitor tem a possibilidade de entender a dinâmica do Poder Legislativo e, ao mesmo tempo, conhecer o contexto político do período em que esse poder se formou e se consolidou dentro do Estado.

"Eu trago o decreto que regulamenta o Estado, todos os governos, eu faço uma breve síntese histórica de Rondônia para apresentar o objetivo do livro, que é contar a história do Poder Legislativo em Rondônia", comentou João Manvailer.

Passando por todas as composições possíveis de mesas diretoras dentro do parlamento rondoniense, João Manvailer foi taxativo ao afirmar que na sua impressão a melhor legislatura da história do parlamento foi a premera, que contou com nomes conhecidos da política estadual como Valdir Raupp, José Banco, Tomás Correa, entre outros.

"Eu convivi com todos os parlamentares da primeira legislatura, mas sem desmerecer as demais, essa foi a legislatura que fez história. De lá saíram senadores, governadores e ministros", falou João Manvailer.

"Os deputados fizeram um movimento, e no dia da votação da emenda o plenário ficou lotado de porto-velhenses, e mesmo com a maioria dos deputados sendo do interior, a proposta acabou não passando por conta da pressão exercida pela população", finalizou João Manvailer.

O livro está em todas as plataformas.

Confira o vídeo na íntegra:


Fale conosco