• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quinta-feira 3 de abril de 2025

"Estamos desencastelando o TCE em Rondônia", diz Wilber Coimbra

O presidente do TCE/RO falou sobre as ações da entidade no Estado


Redação

Publicada em: 02/04/2025 13:00:43 - Atualizado


PORTO VELHO (RO) - Apresentado pelo jornalista e advogado Arimar Souza de Sá, o programa A Voz do Povo desta quarta-feira (2) recebeu o presidente do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia - TCE/RO, que falou sobre as suas ações à frente do órgão, que é de vital importância para a engrenagem política e econômica do Estado.

Exercendo uma gestão exemplar à frente da Corte de Contas, Wilber Coimbra garante que o Tribunal de Contas é responsável em zelar pela garantia da boa gestão dos recursos públicos que são aplicados no Estado.

"O Tribunal de Contas é que tem a preocupação em dar vida ao conteúdo que o Estado se revela pela gestão orçamentaria, financeira, patrimonial, então, é esse tribunal que zela pela aplicação dos recursos públicos, é o TCE que tem a vocação para cuidar da boa prática da gestão pública", falou Wilber Coimbra.

De acordo com Wilber Coimbra, ele assumiu a presidência do TCE/RO após um série de boas gestões que passaram pelo comando do tribunal.

"Eu encontrei um Tribunal de Contas redondo, agora estamos colocando o tribunal em evidencia para que povo possa entender a importância do tribunal , à um processo de descastelamento do TCE", alegou Wilber Coimbra.

Para Wilber Coimbra, a preocupação do TCE/RO está em evitar aplicar punições, uma vez que de acordo com ele, cada vez que a Corte de Contas realiza a punição de gestor eles assinam em conjunto o seu atestado de incapacidade de ter evitado o dano ao erário.

"Quando nós punimos nós assinamos junto ao gestor a nossa incompetência, porque o TCE tem como fundamento fazer biopsia e não necropsia. Hoje nós temos formado os nossos administradores para que eles entendam que a transparência não é uma opção, essa é a tônica da minha gestão", garantiu Wilber Coimbra.

A capacitação dos prefeitos rondonienses, que em muitas oportunidades acabam cometendo infrações em suas contas públicas por falta de conhecimento das ações que precisam ser tomadas de forma correta também foi abordada por Wilber Coimbra.

"Com o orçamento que o TCE recebe para fazer fiscalização e controle, nós estamos capacitando os prefeitos para que não venham a cometer erros por conta da falta de conhecimento. Por isso nós temos uma série de ferramentas para que os gestores interajam diretamente com o Tribunal", comentou Wilber Coimbra.

Coimbra ainda destacou que não é papel do Tribunal de Contas ser um antagonista da política, de acordo com ele, cada um tem uma linguagem que precisa se compor para justamente atuar em prol da sociedade.

"Não se pode satanizar a politica, entendemos a política com sua gramática, assim como os políticos tem que compreender que o tribunal tem uma gramática própria que eles precisam compreender", relatou Wilber Coimbra.

Confira vídeo:


Fale conosco