• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quinta-feira 17 de abril de 2025

"Temos um grande projeto de Educação inclusiva", diz Leonardo Leocádio

O secretário de educação de Porto Velho falou sobre as suas ações


Redação

Publicada em: 09/04/2025 14:51:49 - Atualizado


PORTO VELHO (RO) - Apresentado pelo jornalista e advogado, Armar Souza de Sá, o programa A Voz do Povo desta quarta-feira (9) recebeu o secretário municipal de educação, Leonardo Leocádio, que falou sobre o seu trabalho à frente dessa fundamental pasta da Prefeitura de Porto Velho.

Nascido no estado de São Paulo, Leocádio chegou a Porto Velho em 2010 para atuar na construção das usinas do rio Madeira. Em 2011, se tornou professor do IFRO. Ele é formado em engenharia e pós-graduado em energia nuclear e administração de empresas.

"Em 2018, eu passei a me dedicar exclusivamente ao IFRO, sendo um engenheiro civil que se tornou um educador. No ano de 2019 fui eleito para a diretora do Campus e fiquei nesse posto até ser chamado pelo prefeito a Leo Moraes", disse Leonardo Leocádio.

Conforme o secretário, atualmente a SEMED carece por conta de um quadro reduzido de professores, o que leva à sobrecarga dos profissionais que atuam na linha de frente da educação, situação que ele afirma estar empenhado em solucionar.

"Hoje a gente tem um déficit de professor, o que leva a precisarmos de horas extras dos professores; por isso, é necessário recompor nosso quadro. A gente vai lançar o programa Lanche Extra para reforçar a alimentação da criançada e café da manhã. As estruturas também não estão a contento e vamos avançar nessa questão", falou Leonardo Leocádio.

Sobre o anúncio do piso salarial dos professores, o secretário fez questão de ressaltar que foi uma grande conquista para a categoria e começa a ser pago a partir do próximo mês de junho.

"É um avanço importante que tivemos na capital e o prefeito Léo assumiu o compromisso de campanha. Nada, mas justo, se a gente quer valorizar a educação, não tem como não valorizar o profissional, e a categoria está muito entusiasmada", destacou Leonardo Leocádio.

Com relação às escolas afetadas pela cheia do rio Madeira, Leocádio garantiu que todas as crianças terão o calendário escolar garantido, porém já existe o registro de escolas que tiveram de fechar por conta do avanço das águas.

"É uma tristeza, hoje, das treze unidades escolares que a gente tem, nove tiveram aulas suspensas por questões da cheia. Mas a gente garante os 200 dias letivos, bem como as 800 horas por ano, e a gente tem feito um esforço muito grande nessa batalha contra a cheia, que é coletiva", comentou Leonardo Leocádio.

Para o secretário, o seu primeiro desafio na pasta foi encarar um sistema educacional precário, principalmente em sua infraestrutura.

"A gente assumiu a secretaria com alguns problemas, escolas em situação precária onde os alunos tiveram de ser remanejados, por isso estamos criando um programa de reforma nas escolas para conseguir dar um espaço adequado aos nossos alunos", garantiu Leonardo Leocádio.

Por fim, ele ainda garante que o ritmo de trabalho da prefeitura segue a caminhada do prefeito Léo Moraes, que deixa bem claro que o povo de Porto Velho pede urgências nas ações públicas.

"O nosso prefeito impõe esse animo ao secretariado e a gente sabe que tem uma causa muito nobre, ele deixa bem claro que o nosso povo pede urgência. Atualmente as nossas prioridades vão desde a educação inclusiva à melhoria da estrutura das escolas. O que a gente está quente agora é a criação do nosso programa de educação inclusiva. A gente vai estruturar o nosso voluntariado e vamos apresentar um amplo programa de educação inclusiva", finalizou Leonardo Leocádio.

Confira entrevista na íntegra:


Fale conosco