• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, terça-feira 29 de abril de 2025

Gislaine Lebrinha apresenta estudo sobre pirarucu e defende liberação da pesca no Guaporé

Apresentação em Brasília propõe liberação da pesca do pirarucu no Guaporé após estudo genético...


Redação

Publicada em: 28/04/2025 22:49:43 - Atualizado

PORTO VELHO - RO - A deputada estadual Gislaine Lebrinha (União Brasil) apresentará nesta terça-feira (29), em Brasília, o estudo genético que identificou a presença de uma população invasora de pirarucu na bacia do Vale do Guaporé. O levantamento foi viabilizado por meio de emenda parlamentar e realizado por equipes da Universidade Federal de Rondônia (Unir) e da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Rondônia (Fapero).

Concluído neste ano, o estudo confirmou a presença do pirarucu na região, indicando a necessidade de medidas de controle. Durante a reunião, a deputada irá pleitear a liberação da pesca do pirarucu durante todo o ano no rio Guaporé e apresentar a preocupação com os impactos da espécie na biodiversidade e na sustentabilidade das atividades pesqueiras.

“Apresentar este estudo em Brasília é uma etapa fundamental para o encaminhamento de ações que busquem preservar a biodiversidade e garantir a atividade pesqueira no Vale do Guaporé”, afirmou a deputada Gislaine Lebrinha.

A parlamentar agradeceu o apoio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) no acompanhamento dos resultados, além da participação das equipes da Unir e da Ufam. O projeto foi coordenado pela Dra.Carolina Doria e contou com apoio técnico e científico da Fapero.

A reunião em Brasília busca contribuir para a definição de estratégias de gestão ambiental na bacia do Guaporé, visando minimizar os efeitos da introdução do pirarucu e preservar os recursos naturais da região.


Fale conosco