• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quarta-feira 10 de setembro de 2025

Lula coordena ação do Itamaraty para salvar Moraes de sanções dos Estados Unidos

Presidente Lula conversou com Alexandre de Moraes na semana passada, após secretário de Trump confirmar chance de sanções ao ministro do STF


metropoles

Publicada em: 27/05/2025 16:29:53 - Atualizado

O presidente Lula tem coordenado de perto a articulação do Itamaraty junto ao governo Donald Trump para evitar sanções dos Estados Unidos ao ministro do STF Alexandre de Moraes.

Segundo fontes do Palácio do Planalto e do Itamaraty, Lula tem sido informado pelo chanceler brasileiro, Mauro Vieira, de todas as conversas com a gestão Trump sobre o assunto.

O trabalho, segundo fontes do Ministério das Relações Exteriores, é liderado por Lula e pelo chanceler Mauro Vieira diretamente de Brasília, mas tem sido executado de forma “coletiva”.

Nos Estados Unidos, quem está à frente das conversas é a atual embaixadora do Brasil em Washington, Maria Luiza Viotti, como informou o Metrópoles, na coluna Paulo Cappelli.

A diplomata iniciou as conversas ainda na semana passada, após o secretário de Estado americano, Marco Rubio, dizer publicamente haver “grande possibilidade” de sanções contra Moraes.

Nas conversas, a embaixadora tem destacado a relação histórica de cooperação entre Brasil e Estados Unidos e ressaltado que eventuais sanções a Moraes serão vistas como “ataque à soberania brasileira”.

A ordem no Itamaraty, contudo, é evitar reagir “pela mídia”. Por isso, a orientação é não expor detalhes das conversas que têm sido feitas por diplomatas brasileiros com o governo Trump.

Governo Lula mantém Moraes informado

Desde a fala e Marco Rubio, cujo cargo equivale ao de chanceler no Brasil, Lula ordenou que o Itamaraty reagisse “com firmeza”. O petista, porém, ainda não teve conversas diretas com autoridades americanas.

O governo, segundo fontes do Planalto, tem mantido Moraes informado sobre as articulações. A comunicação tem sido feita por meio do Itamaraty e de ministros do governo que têm boa interlocução com o magistrado.

O próprio Lula, de acordo com auxiliares presidenciais, também conversou por telefone diretamente com Alexandre de Moraes, na semana passada, após a declaração do chanceler do governo Trump.


Fale conosco