Fundado em 11/10/2001
porto velho, sábado 12 de julho de 2025
PORTO VELHO (RO) - A medida unilateral tomada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que irá taxar o Brasil em 50% em suas transações comerciais por conta de questões tributárias, judiciárias e políticas, alegadas pelo presidente norte-americano, parece ter encontrado abrigo no discurso do senador rondoniense Marcos Rogério (PL).
Defensor ferrenho de Jair Bolsonaro, o senador Marcos Rogério utilizou seu direito à voz no Senado e defendeu os posicionamentos do presidente norte-americano, que colocam em risco a estabilidade econômica do Brasil.
Vale destacar que, no ano passado, o agronegócio comercializou mais de US$ 400 bilhões com os Estados Unidos, motivo pelo qual a taxação de Trump pode prejudicar muitos produtores rurais, não apenas em Rondônia, mas em todo o Brasil.
Em sua carta encaminhada ao presidente Lula, o líder norte-americano garantiu que pode rever a taxação caso o Brasil considere ajustar questões tarifárias e judiciárias envolvendo as empresas americanas de tecnologia.
Ele não colocou a questão judicial de Bolsonaro como uma condicionante para evitar o tarifaço previsto para iniciar a partir de 1º de agosto.