• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sábado 19 de julho de 2025

Em decisão, Moraes deixa claro que vai prender Bolsonaro se ele descumprir suas ordens

Em trecho da decisão, ministro do STF ressalta que ex‑presidente terá prisão decretada em caso de desobediência


IG

Publicada em: 18/07/2025 11:14:12 - Atualizado


Em decisão, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), impôs ao ex‑presidente Jair Bolsonaro (PL) uso de tornozeleira eletrônica, recolhimento domiciliar noturno, proibição de acesso a redes sociais e de contatar diplomatas ou investigados, sob pena de prisão imediata.

Em trecho contundente, o ministro alertou:

“O descumprimento de qualquer uma das medidas cautelares implicará na revogação e decretação da prisão, nos termos do art. 312, § 1º, do CPP.”

Na prática, isso significa que, se Bolsonaro desobedecer à tornozeleira eletrônica ou a qualquer uma das restrições, será automaticamente decretada sua prisão preventiva, com base no artigo 312 do Código de Processo Penal.

A decisão ocorre no bojo de investigação no STF sobre supostas tentativas de golpe após a derrota de Bolsonaro nas eleições de 2022. A PF realizou buscas na residência do ex-presidente e no diretório do PL em Brasília, sinalizando risco de fuga e interesse na interferência diplomática de ex‑aliados.

A operação, que resultou na colocação da tornozeleira, incluiu ainda a proibição de Bolsonaro de usar redes sociais ou manter contato com embaixadores, diplomatas estrangeiros ou pessoas investigadas no processo, como o filho Eduardo Bolsonaro.

ANEXO DECISÃO COMPLETA: DECISÃO MIN. ALEXANDRE DE MORAES


Fale conosco