Fundado em 11/10/2001
porto velho, quarta-feira 23 de julho de 2025
PORTO VELHO (RO) - Cumprindo determinação de restrição de sua liberdade através do monitoramento por tornozeleira eletrônica, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) vem tendo a sua prisão dada como certa por especialistas jurídicos e políticos, que alegam não enxergarem outro caminho em relação ao julgamento do processo que o acusa de tentativa de golpe de Estado.
Já em forte movimentação para 2026, os políticos rondonienses se articulam e buscam entender como será o processo eleitoral com um dos mais populares políticos dentro do Estado fora do jogo, fator que pode enfraquecer o PL de Marcos Rogério e fortalecer o UNIÃO, do governador Marcos Rocha.
Antagonistas eleitorais, Rocha e Rogério buscam a cada eleição o apoio direto de Bolsonaro, que já se decidiu em favor do senador Marcos Rogério e sua chapa ao Senado, porém, com uma possível prisão, o ex-presidente abriria caminho para o governador de São Paulo, Tarcísio Freitas (UNIÃO).
Uma candidatura de Tarcísio a presidência, com o apoio de Bolsonaro, viraria o jogo da corrida ao governo em Rondônia e fortaleceria o UNIÃO, que teria o seu candidato na cabeça da chapa presidencial. Michele Bolsonaro e Eduardo Bolsonaro, ambos do PL, também miram disputar a presidência sob a benção de Bolsonaro.
Tudo dependerá da decisão do Supremo Tribunal Federal - STF, e de quem Bolsonaro escolherá como seu sucessor caso vá para a cadeia.