• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, segunda-feira 11 de agosto de 2025

“Não ia gostar se fosse chamado de prefeito preguiçoso”, diz Léo Moraes

Ele foi entrevistado desta segunda (11) e falou sobre ser chamado de “prefeito Tik Tok”


Redação

Publicada em: 11/08/2025 15:25:41 - Atualizado


PORTO VELHO (RO) - Apresentado pelo jornalista e advogado Arimar Souza de Sá, o programa A Voz do Povo desta segunda-feira (11) recebeu o prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, que falou sobre as suas ações após a passagem do primeiro semestre do seu mandato.

De acordo com Léo Moraes, o fato de Porto Velho ser um município de dimensões gigantescas, aliado à condição em que a cidade foi entregue para ele, se tornou um dos maiores percalços no seu caminho nesses primeiros meses.

“Porto Velho é uma cidade continental, é maior que muitos países pelo mundo, é diversa, é plural, mas ainda é muito carente na parte da infraestrutura e saneamento básico. Isso é um percalço grande em nosso caminho, bem como também pegamos uma situação financeira muito caótica e diferente do que haviam falado”, declarou Léo Moraes.

Ele ainda relatou outros desafios encontrados logo de cara quando assumiu a prefeitura, como, por exemplo, o sistema de saúde e educação.

“Outro grande desafio é em relação à educação, onde Porto Velho está na metade da tabela comparada com os municípios rondonienses e também entre os brasileiros. Nós temos mais de 100 mil pessoas desassistidas na saúde, temos treze unidades de saúde em ruínas, de acordo com o Ministério da Saúde, mas tenho certeza de que vamos melhorar e passar por cima dessas questões”, relatou Léo Moraes.

Sobre a educação, o prefeito afirmou que já vem atuando firme na melhoria das condições educacionais do município e declarou estar atuando para inserir o empreendedorismo na grade escolar.

“A gente está estabelecendo o reforço da alimentação dos estudantes. Hoje, logo mais, vamos inaugurar o cinema para essas crianças, para que elas possam ter outras experiências. Isso é engrandecedor. Nossa proposta é preparar essas crianças para o mercado de trabalho, já estamos discutindo a inclusão do empreendedorismo nas escolas. Isso tudo é importante para enaltecer a nossa terra, o respeito aos mais velhos. Isso não é bobagem. Independente de ideologia, isso funciona”, declarou o prefeito.

A limpeza da cidade é outro destaque levantado por Léo Moraes em sua gestão, uma vez que ele relata ter promovido o maior programa de limpeza da história de Porto Velho.

“O maior programa de limpeza da história. Já retiramos mais de 60 mil toneladas de lixo das ruas de Porto Velho e hoje temos centenas de trabalhadores atuando na limpeza da nossa cidade. Por isso pedimos o apoio da comunidade para que não jogue lixo nas ruas, porque isso volta para a própria comunidade em forma de doenças”, comentou.

Sobre críticas feitas a ele por conta da sua presença no evento do presidente Lula, que entregou investimentos em Porto Velho na última semana, Léo Moraes declarou que Porto Velho é sua prioridade, independentemente de qualquer ideologia.

“Eu sou empregado de mais de 500 mil pessoas. Eu não posso me abalar, me acovardar, me acadelar para conversar com quem quer que seja, embora eu tenha minha posição política. Mas não posso permitir que divergências ideológicas estejam acima do nosso povo, da nossa gente. Quem vier ajudar Porto Velho vai ter o nosso respeito. Eu não abro mão de colocar Porto Velho em primeiro lugar”, explanou.

A segurança pública é outra área que Léo Moraes afirma estar sendo trabalhada por ele, começando com a Guarda Municipal e seguindo com a implantação tecnológica dos serviços.

“O projeto da Guarda Municipal irá encampar a tecnologia de identificação facial, mas é claro, precisamos alinhar com os órgãos de segurança pública. Mas, quando o assunto é tecnologia, hoje nós conseguimos colocar o Serviço Eletrônico de Informação (SEI)”, disse.

O prefeito ainda afirmou que está cedo para declarar apoio a qualquer nome na corrida ao governo de Rondônia em 2026, porém, que tem boa conversa com todos.

“É muito cedo, ainda está tudo bagunçado, não sabemos o que vai acontecer. Temos um diálogo bom com todos os pré-candidatos, temos vínculos com as autoridades que vão ajudar nossa cidade com recursos. Só do deputado Chrisóstomo foram R$ 41 milhões, o deputado Fernando Máximo colocou R$ 20 milhões. A grande maioria dos deputados tem ajudado e a gente tem levado o nome de todos os que apoiam a cidade de Porto Velho”, anunciou.

Por fim, ele respondeu se tem algum problema quando é chamado pela oposição de “Prefeito Tik Tok”. Léo afirmou não haver qualquer problema.

“Não ia gostar se fosse chamado de preguiçoso, prefeito de gabinete, que vive nos Estados Unidos. Todos têm direito a férias, mas antes de qualquer coisa é Porto Velho em primeiro lugar, sem ficar fazendo jogo sujo, pagando pessoas para depreciar o nosso trabalho”, disparou Léo Moraes.

Veja A Voz do Povo:


Fale conosco