Fundado em 11/10/2001
porto velho, segunda-feira 8 de setembro de 2025
PORTO VELHO (RO) - O Governo Federal cortou R$ 1,9 milhão do orçamento discricionário repassado em 2025 ao Instituto Federal de Rondônia - IFRO. A informação foi comunicada por meio de ofício encaminhado pelo reitor da instituição, Moisés José Rosa Souza, à Câmara dos Deputados.
De acordo com Moisés Souza, o valor não repassado pelo Ministério da Educação é essencial para o funcionamento da instituição. Ainda segundo o reitor, a alegação do Governo Federal é de que as emendas repassadas pelo Congresso Nacional já seriam suficientes para suprir a quantia faltante.
Porém, vale destacar que os recursos provenientes de emendas possuem vinculação a projetos específicos e não podem ser destinados ao custeio ordinário.
“O não reconhecimento desse direito compromete o funcionamento acadêmico e administrativo, desestimula o protagonismo institucional e penaliza as instituições que mais se empenham na captação de recursos externos. Além disso, a decisão afronta o princípio da equidade entre os Institutos Federais, podendo gerar prejuízos irreparáveis para o IFRO e para a Rede Federal”, afirmou o presidente da Comissão de Educação da Câmara Federal, deputado Maurício Carvalho.
Um Requerimento de Informação foi encaminhado ao Ministério da Educação para que sejam esclarecidos os motivos desse corte, além de buscar entender como será realizado o reparo dessa questão.