Fundado em 11/10/2001
porto velho, quinta-feira 11 de setembro de 2025
BRASÍLIA (DF) - Com pouco tempo de exercício no mandato, o deputado federal Rafael Fera (PODE) já começa a mostrar dissonância em relação ao restante da bancada rondoniense na Câmara dos Deputados.
Durante a sessão plenária realizada nesta última quarta-feira (10), Rafael Fera foi o único parlamentar do estado a votar “sim” pela urgência do projeto que exclui do arcabouço fiscal os recursos do Fundo Social do Pré-Sal destinados à saúde e à educação.
Em tese, a proposta busca garantir que esse dinheiro seja de fato um recurso extra, capaz de dar um impulso maior na qualidade dos serviços prestados nesses dois setores. Entretanto, ela sofreu forte oposição dentro da Câmara.
As principais críticas ao projeto são de que a exceção poderia virar regra, comprometendo as contas públicas, além de gerar possível conflito de teses constitucionais na Justiça. Por isso, muitos deputados defendiam que a urgência não fosse aprovada e que o texto fosse analisado com mais profundidade nas comissões temáticas.
Apesar das resistências, o pedido de urgência foi aprovado com 288 votos favoráveis e 125 contrários. Entre os parlamentares de Rondônia, Cristiane Lopes (UNIÃO) e Lúcio Mosquini (MDB) não participaram da votação.
Dos rondonienses que votaram, apenas Rafael Fera se posicionou a favor. Agora, o projeto deve ser pautado em breve para deliberação no plenário da Câmara Federal.