• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 12 de setembro de 2025

“Estou pronto para comandar Rondônia”, diz vice-governador Sérgio Gonçalves

Ele afirmou que irá travar uma batalha contra a burocracia


Redação

Publicada em: 12/09/2025 13:04:00 - Atualizado


PORTO VELHO (RO) - Apresentado pelo advogado e jornalista Arimar Souza de Sá, o programa A Voz do Povo desta sexta-feira (12) recebeu o vice-governador de Rondônia, Sérgio Gonçalves, que falou sobre suas ações à frente do Poder Executivo rondoniense, além de suas pretensões para as eleições.

O vice-governador afirmou que tem no combate à burocracia uma de suas maiores frentes, uma vez que, de acordo com ele, o governo deveria existir para aliviar a carga imposta ao cidadão, e não o contrário.

“Quando o governo é burocrático, isso impacta diretamente a sociedade. Na minha concepção, o trabalho do setor público é aliviar as cargas impostas aos produtores no Estado de Rondônia”, declarou Sérgio Gonçalves.

Ele destacou ainda que o PIB de Rondônia está crescendo no mesmo ritmo da China, motivo pelo qual as ações de infraestrutura e melhorias nos serviços públicos estaduais clamam por urgência.

“O PIB de Rondônia vai crescer quase 10% este ano, o mesmo que a China. Os serviços públicos precisam acompanhar esse crescimento, mas o poder público anda em um ritmo bem mais lento que o setor privado. Esse é o nosso desafio. O desenvolvimento vem do setor produtivo, então o governo precisa devolver serviços públicos de qualidade”, afirmou.

A eficiência no setor público é um dos pontos centrais que norteiam a visão política de Sérgio Gonçalves.

“O caminho para melhorar essa eficiência é a gestão, que tem a ver com decisões, sistemas de trabalho que precisam funcionar, algo muito semelhante às empresas privadas. Por isso temos grandes desafios na área ambiental, na segurança, na saúde... Onde você olhar, terá desafios, porque em todos os setores existe ineficiência do poder público”, disse.

O vice-governador frisou, no entanto, que a ineficiência não vem dos servidores, mas do próprio sistema de gestão.

“Isso não quer dizer que o problema são os servidores, mas sim o sistema de trabalho, que precisa estar melhor ajustado para elevar a qualidade dos serviços. O primeiro foco é a busca da eficiência, com ações básicas implementadas para uma gestão com resultados”, comentou.

Eleições 2026

Com relação às eleições de 2026, Sérgio Gonçalves reiterou que é pré-candidato ao governo de Rondônia.

“Sou pré-candidato ao governo do Estado, estou muito otimista. Vejo que o Estado está crescendo e a motivação é essa, porque temos muitas coisas para melhorar. Estou muito feliz com as boas expectativas da população, que mostra que dá para avançar”, anunciou.

Sobre os boatos de que estaria enfraquecido dentro da sua legenda, ele negou e afirmou que a relação nunca esteve melhor com a direção nacional do União Brasil.

“Temos um diálogo transparente com o presidente nacional do partido, e isso está muito bem acordado, com a minha pré-candidatura e a pré-candidatura do governador Marcos Rocha ao Senado”, disse Sérgio Gonçalves.

Ele garantiu também que não deixará de buscar benefícios para Rondônia por questões ideológicas.

“Essa questão de direita e esquerda fica em segundo plano diante do que precisa ser feito pela população. Se você não desfizer o palanque, começa a fechar portas para outras autoridades, e isso é ruim. Precisamos ter capacidade de diálogo com quem quer que seja, porque a população tem pressa. O diálogo é a base de tudo, e estou disposto a dialogar”, declarou.

Preparação para governar

O vice-governador afirmou que está pronto para assumir o governo e colocar em prática seus planos para o crescimento do Estado.

“Eu me sinto preparado para ser governador de Rondônia. Temos os regramentos legais que acabam virando amarras burocráticas, mas depois de seis anos dentro do governo, consegui maturidade política para conduzir a gestão e olhar a população nos olhos”, relatou.

Por fim, garantiu que quer ser lembrado como um político que ouve a população.

“Ontem estive na zona Leste ouvindo lideranças para entender como podemos trabalhar melhor na capital, e temos feito isso em todas as cidades. Acredito que tudo converge para respeitar a população como ela merece. Ninguém constrói nada sozinho, precisamos ouvir incansavelmente a população”, finalizou Sérgio Gonçalves.

Veja a Voz do Povo:


Fale conosco